Jornal Sudoeste Paulista

Espaço Retrô resgata tradição da Fespinga em Timburi

Durante a realização da 54ª Festa da Pinga e 41ª Festa do Peão de Boiadeiro (Fespinga), no Recinto ‘José Noronha Viana’, nessa edição a Equipe Retrô e Comissão Organizadora 2024 apresentaram uma novidade que encantou munícipes e visitantes para celebrar a história da Festa da Pinga, o ‘Espaço Retrô’, um tributo essencial ao resgate e preservação da história de Timburi.

O intuito foi reconectar a todos com a origem da festa, celebrando alguns dos seus momentos através de exposições, valorização dos artistas locais e homenagens que mantêm viva a memória cultural da cidade, pois são 54 anos de história e Timburi pretende se tornar a Terra das Emoções do Rodeio.

Assim, já no primeiro dia de visitação no Espaço Retrô foi um sucesso, quando os visitantes apreciaram, ao som do Grupo de Violeiros de Timburi, as exposições que resgatam a história e a origem da festa. O evento foi muito bem recebido e ainda contou com a participação de artesãos timburienses. Já no segundo dia, os visitantes puderam apreciar as recordações ao som da cantora Stefany Camargo.

Na continuação das exposições, no terceiro dia um grande número de visitantes interessados no resgate e preservação da história da festa visitou o local, o espaço ainda contou com a participação de artesãos, homenagens aos idealizadores da festa e som ao vivo com a dupla João Pedro e William, que apresentou grandes clássicos da música sertaneja. Depois, no último dia, os visitantes foram recepcionados ao som de Júlio e Lucas e Leandro Oliveira.

Por fim, no domingo, 11, o Espaço Retrô Fespinga chegou ao seu final, e, segundo os idealizadores, foi uma experiência que valeu cada momento. “O sucesso do evento é visível, e já nos deixa com saudades. Agradecemos de coração a todos os visitantes que vieram prestigiar, aos talentosos cantores e artesãos que enriqueceram o espaço com sua arte. E deixo também o meu agradecimento a cada pessoa que contribuiu para que esse sonho se tornasse realidade”, frisou Diego Rossi.

Os idealizadores deixaram ainda um agradecimento especial a Moacir Ambiel Barros, Leopoldo dos Santos, Stefany Camargo, Marcos Ambiel Barros, Marcio Silva Alves, Admir Minozzi, Cainan Zanforlin e muitos outros colaboradores que, com dedicação, tornaram o evento inesquecível. “O sentimento que fica é de muita gratidão e o desejo de que possamos nos ver novamente neste espaço de reencontros, histórias e preservação da memória de nossa querida Timburi”, concluiu Diego Rossi.