Nos dias 22 e 23 de julho, aconteceu em Fartura o VIII Fórum Municipal da Educação, realizado no Anfiteatro da Escola Professor ‘Miguel de Góes Vieira’, tendo como tema “A determinação de hoje é o sucesso de amanhã”, quando ocorreram palestras e sorteios de brindes aos participantes e, segundo a Coordenadoria Municipal de Educação, foram dias de muito aprendizado e enriquecimento pedagógico e pessoal.
O público-alvo das palestras foram os profissionais da educação municipal e entidades filantrópicas, e assim, na segunda-feira, 22, o período da manhã contou com a abertura da professora aposentada Magda Cerri, levando alegria, músicas e boas histórias. Depois, houve palestra com Anna Luiza Calixto, com o tema “Toda criança é nossa criança”, enfatizando sobre a prevenção ao abuso infantil e o papel da rede escolar.
Já no período da tarde, de acordo com informações, a servidora municipal Grazi Watanabe explanou sobre os sonhos e, em seguida, teve a palestra “Autismo, afetividade e amor”, com a psicóloga Laiza Jardim, finalizando com a palestra “TDAH: O que é, como diagnosticar e quais são os tratamentos”, com a também psicóloga Ana Glaucia Lima, ambas representando a Editora Brasil Cultural.
O evento continuou na terça-feira, 23, com “João Conta Histórias”, representado por Andriel, da Editora Brasil Cultural, levando encantamento ao público, assim como belas histórias e canções com a temática da “educação antirracista”. Logo em seguida, a psicóloga Ana Glaucia Lima entrou com o mesmo tema, fazendo a abordagem, levando conhecimento e esclarecimento aos educadores.
Posteriormente, o evento contou com apresentação da Banda Municipal ‘Atílio Cerri’ e, em seguida, o psicólogo e palestrante Gilberto Campos de Oliveira explanou sobre “Motivação e bem-estar na Educação: Uma jornada integradora”, fazendo o público refletir sobre o poder do pensamento e o cuidado à saúde mental dos servidores.
O fórum, conforme informações do Portal 014, foi encerrado com a palestrante Janete Martins Batista, representando a personagem “Dra. Bund’Aid”, integrante dos “Doutores da Alegria”, de São Paulo, a qual proporcionou aprendizado, entusiasmo e emoção aos educadores.