A ponte interestadual ‘Prefeito Benedito Garcia Ribeiro’, que conecta os municípios de Fartura (SP) e Carlópolis (SP), está passando por uma reforma significativa. Com seus 1.550 metros de extensão sobre a represa de Chavantes, a revitalização visa não apenas melhorar a estética da estrutura, mas também aumentar a segurança para todos que utilizam essa importante via de ligação entre os estados de São Paulo e Paraná. No lado paranaense, a ponte integra a PR-218, enquanto no lado paulista, faz parte da SP-249.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), uma autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), as obras de reforma tiveram início na segunda quinzena de março deste ano. O investimento totaliza R$ 3.894.757,74. Para minimizar os impactos no tráfego, os serviços são realizados em apenas uma das faixas de cada vez, permitindo que a ponte permaneça aberta, exceto em situações pontuais. Atualmente, o trânsito opera no sistema de ‘Pare e Siga’.
A reforma abrange a reparação de todas as estruturas de concreto danificadas, incluindo os guarda-corpos e as lajes do tabuleiro. Também estão sendo realizados reparos localizados no pavimento de concreto da ponte. Equipes de trabalho atuam tanto na parte superior quanto na parte inferior da estrutura. Nos locais onde o guard-rail foi destruído por acidentes, uma defensa metálica temporária foi instalada para garantir a segurança de usuários e trabalhadores, porém, já foi substituída por um novo segmento em concreto armado.
Melhorias no sistema de drenagem de águas também estão previstas, incluindo a limpeza, desobstrução e recomposição de drenos, além da instalação de novas pingadeiras. Novas defensas metálicas serão implantadas nas cabeceiras da ponte, juntamente com a pintura de nova sinalização horizontal, instalação de tachões refletivos e novas placas de sinalização vertical. Outros serviços incluem a caiação dos guarda-corpos e a pintura da ponte com nata de cimento.
Essas intervenções visam não apenas prolongar a vida útil da ponte, mas também proporcionar uma travessia mais segura e confortável para todos os que transitam por essa importante via interestadual. A conclusão das obras trará benefícios significativos, tanto para a mobilidade regional quanto para a segurança dos usuários, refletindo o compromisso das autoridades com a melhoria da infraestrutura viária.