Jornal Sudoeste Paulista

Cercaipira. Festa do Porco atrai milhares de pessoas a Cerqueira César

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cerqueira César realizou nos dias 5 e 6 últimos, no Pátio da Estação Ferroviária, a segunda edição do Cercaipira, a Festa do Porco. O evento contou com a presença das entidades assistenciais do município: Acervi, Apae, Associação dos Voluntários em Defesa da Causa Animal, Interact Clube, Lar São Vicente de Paulo, Lions Clube, Mini TLC, Rotary Clube, Rotaract Cube, Santa Casa de Misericórdia de Cerqueira César e da empresa Gran Corte Alimentos.

A Festa do Porco contou com o apoio da Prefeitura de Cerqueira César e Gran Corte Alimentos, pois a empresa cerqueirense cedeu toda matéria prima para as entidades, que preparam pratos típicos com a gastronomia suína. O município é um dos maiores produtores de carnes suínas do estado e a festa vem se consolidando com uma das referências gastronômicas do gênero.

Milhares de pessoas de toda região prestigiaram o evento, que teve apresentações de danças típicas, apresentações dos projetos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), apresentação de música caipira com cantores da cidade, a Orquestra de Viola Caipira Cerqueirense, grupos de dança do Centro da Criança e Adolescente (CCA), CCI e Coral Pequenos Cantores.

Na sexta-feira, 5, a atração principal foi a dupla Duduca & Dalvan, com mais de 40 anos de estrada, a dupla conhecida como “Leões da Música Sertaneja”, intérprete de sucessos como “Espinheira”, “Mulher Maravilha”, “Rastros na Areia” e outras canções.

A dupla também fez a doação de um violão autografado à Santa Casa de Misericórdia de Cerqueira César. Segundo a provedora da entidade, Irma Takeda, a instituição fará uma rifa do instrumento, cuja renda será revertida para o hospital local.

No sábado, 6, o grupo Falamansa subiu no palco no seu estilo contagiante, interpretando grandes sucessos do forró. A banda paulistana, formada pelos músicos Tato (vocal), Alemão, (zabumba), Dezinho (triangulo e percussão) e Valdir (acordeão), recentemente ganhou o Prêmio da Música Brasileira de 2024, na categoria Melhor Grupo Musical, no Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

No dia seguinte, após sua apresentação em Cerqueira César, a banda gravou o seu DVD, em Belo Horizonte celebrando 25 anos de carreira. A apresentação contagiante, do Falamansa colocou a cidade em destaque, fazendo com que o público presente pudesse acompanhar músicas inéditas da nova turnê da banda.

(Divulgação: Comunicação da Prefeitura – Fotos: Gui Moreira/Xerife e Levi Pereira)