Jornal Sudoeste Paulista

Padres Teatinos, rumo aos 500 anos de fundação

Imagem de São Caetano de Thiene vinda da Itália com os primeiros missionários em 1951

Dando continuidade às festividades que marcam os 500 anos de fundação da Ordem dos Clérigos Regulares – Teatinos, a Província Paulo VI do Brasil se reuniu por alguns dias na Casa Mãe, em Fartura, para refletir sobre a espiritualidade e o serviço desenvolvido no Brasil.

Reunidos na Casa de Formação, Seminário Menor “São Pio X”, os padres e religiosos Teatinos, juntamente com a Família Secular Teatina, refletiram juntos. Fartura é o berço Teatino no Brasil. Desde que chegaram em 1951, os religiosos vêm desenvolvendo um belíssimo trabalho.

São 73 anos de presença Teatina no Brasil, com diversos sacerdotes ordenados e religiosos unidos ao povo de Deus, formando a grande Família Teatina. Entre esses sacerdotes, há um bispo, que é o único religioso Teatino vivo no mundo, e, pela graça, é farturense.

O Clérigo Regular, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, filho de Fartura e um dos dois primeiros padres ordenados no Brasil, juntamente com Amador Ferreira Martins, CR. Ambos receberam o Sacramento da Ordem no dia 22 de dezembro de 1974.

 

 Início das Festividades

Padre Rafale Tadeu Dias Machado, CR – Prepósito Provincial da Ordem no Brasil durante sua homilia

No ano de 2023, religiosos Teatinos do Brasil e de outras partes do mundo se reuniram no dia 07 de julho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), para iniciar as comemorações do Jubileu de 500 anos da Ordem. Estiveram presentes o Prepósito Provincial Geral, padre Salvador Rondea González, e presidindo a celebração, o Bispo de Itapetininga (SP), Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto.

 

 Missa Provincial dos 500 anos em Fartura

Na noite do último dia 09 de julho, a matriz de “Nossa Senhora das Dores” recebeu a presença dos padres e religiosos Teatinos da Província Paulo VI do Brasil para dar continuidade às celebrações do Jubileu de 500 anos de fundação da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos no mundo e 73 anos de presença em Fartura.

Sacerdotes durante a santa Missa

A matriz de “Nossa Senhora das Dores” foi a primeira paróquia onde os primeiros missionários italianos desenvolveram seus trabalhos. Vindos da Itália, os primeiros Teatinos não mediram esforços e se doaram ao extremo pela salvação das almas e zelo pela fé e amor à Santa Igreja Católica Apostólica Romana em terras brasileiras.

A celebração foi presidida pelo Prepósito Provincial do Brasil, padre Rafael Tadeu Dias Machado, CR, e concelebrada por diversos padres Teatinos, seculares, o religioso Cisterciense João Crisóstomo Rivelino de Almeida, O. Cist, e o Diácono Permanente Cristiano Prado, que serve na Paróquia Teatina de “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, de Fartura.

Diácono Permanente Cristiano Prado durante a Proclamação do Evangelho

Um momento marcante foi quando, solenemente conduzida pelos coroinhas, a Cruz Desnuda, símbolo autêntico dos Teatinos, adentrou a igreja. A Cruz, que esteve por muitos anos exposta na Capela Reservada do Seminário de Fartura, é um objeto de extremo valor e significado para os religiosos, pois presenciou inúmeros acontecimentos que marcam a história dos Teatinos no Brasil.

Os padres Teatinos Aristeu Antônio Anastácio e Jair Benedito dos Santos ressaltaram a importância desta Cruz. Desde sua colocação na Capela da Casa de Formação, ela esteve presente em milhares de celebrações, como o acolhimento de aspirantes, postulantes, noviços, e até mesmo votos e renovações, fazendo parte da história.

 

Visita da Cruz às Paróquias Teatinas do Brasil

Família Secular Teatina com a cruz que percorrerá as Paróquias Teatinas durante as comemorações

Como citado na celebração, a Cruz visitará todas as paróquias, seminários e comunidades onde trabalham os padres Teatinos. Esta Cruz tem um significado especial, bem como sua simbologia de desprendimento, como São Caetano sugeriu. Desde então, os valores dos Conselhos Evangélicos de amar, respeitar e viver os votos de castidade, pobreza e obediência, confiando sempre na Divina Providência, são cultivados.

 

 

 Lançamento do álbum musical: “Jubileu Teatino”

Padre José Sérgio de Lima durante a santa Missa apresentando uma das músicas do álbum comemorativo

Ainda durante a celebração, o padre José Sérgio de Lima, CR, apresentou uma das 10 faixas que compõem o álbum musical “Jubileu Teatino”. O trabalho musical foi carinhosamente preparado e suas canções expressam a essência Teatina.

Irmão Jefferson, padre José Sérgio e Marquinhos Baiano se apresentando

Logo após a celebração, foi servido um delicioso jantar nas dependências do Salão de Festas da Paróquia, onde os religiosos, o padre José Sérgio de Lima e o irmão Jefferson Trombini, juntamente com o leigo Marcos Roberto da Silva, popularmente conhecido como Marquinhos Baiano, apresentaram as 10 canções que compõem o álbum musical.

As letras expressam o carisma Teatino, sendo compostas por pessoas que também vivem o carisma Teatino no seu dia a dia. As composições são:

01 – Hino a São Caetano;

02 – Cuida de mim, ó Maria;

03 – Renovar renovando-se;

04 – Hino a Santo André Avelino;

05 – Maria e eu;

06 – Me ajuda a dizer sim;

07 – O chamado;

08 – Coraggio devi camminare;

09 – Hino a Nossa Senhora da Pureza;

10 – Hino a São José Maria Tomasi.

 

 Homenagem ao saudoso professor Hezion Corrêa Custódio

Padre Rafael Tadeu e as professoras, Auristela e Flávia recebendo com a placa a homenageiando seu pai, saudoso professor Hezion

Durante o jantar, houve uma singela homenagem ao professor Hezion Corrêa Custódio, falecido em 09 de janeiro de 2023, na cidade de Fartura. Na ocasião, as filhas do homenageado, Auristela e Flávia receberam uma placa, a qual expressa toda gratidão e reconhecimento da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos aos inúmeros préstimos que professor Hezion proporcionou à Provincia Paulo VI do Brasil e toda Ordem Teatina.