Tendo como principal objetivo apoiar ações que promovam escolhas alimentares saudáveis entre crianças e adolescentes, com foco no comércio de alimentos e bebidas, na última semana, a ESF Vila Clementina, de Taguaí, recebeu a visita técnica das pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP). Recepcionaram as visitantes a coordenadora de Saúde de Taguaí, Renata Bergamo Pires e Giovana Cadamuro Rocha.
Na oportunidade, conforme informações da Secretaria de Saúde de Taguaí, estiveram no ESF a Nicole Vidal – nutricionista (doutoranda no programa de pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/USP), Mairin Saito – cientista social (doutoranda no programa de pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/USP) e Gabriela Kimura – nutricionista (mestranda no programa de pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública/USP).
A coordenadora do projeto, conforme explanaram as profissionais, é a Dra. Patrícia Jaime – nutricionista (professora titular do departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública/USP e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), sendo também mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP.
O projeto ‘Ambientes alimentares saudáveis e obesidade na infância e adolescência: compreendendo e superando os desafios para implementação das políticas públicas mais eficazes’, é uma pesquisa inovadora desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), da Faculdade de Saúde Pública/USP, em colaboração com a Universidade de Deakin, da Austrália. Nesse primeiro encontro, as profissionais apresentaram o projeto para as coordenadorias de Saúde e Educação, e em breve devem retornar para outras ações de planejamento.
“Temos certeza que esse trabalho intersetorial com apoio da Universidade de São Paulo (USP), será fundamental para desenvolvermos ações na prevenção da obesidade das crianças e adolescentes, dessa forma evitaremos doenças crônicas futuras, trabalhar com a prevenção de doenças será sempre o melhor caminho”, destacou a coordenadora municipal de Saúde, Renata Bergamo Pires.