O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma ação desenvolvida pela Polícia Militar, que tem como objetivo coibir a violência e prevenir o uso de drogas, em parceria com escolas, família e sociedade civil, formou na última semana cerca de 300 alunos dos 5º anos da rede municipal e particular de Cerqueira César.
O evento aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes ‘José Edeny Lanças’ e contou com a presença de autoridades municipais dentre alunos, professores, familiares e dos instrutores do programa, soldado PM Freire e Cabo PM Mello. Participaram ainda da solenidade o prefeito Diego Cinto; o primeiro tenente da Polícia Militar de Cerqueira César, Daniel Pires, que representou o 53º Batalhão da PM; a secretária de Educação do município, Neiva Brusarosco; o vereador Emerson César Calixto; o diretor de Gabinete da Prefeitura, Carlos Alberto do Amaral e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cerqueira César (Acicc), Tarcísio Augusto da Silva.
A formatura do Proerd teve a participação dos gestores das escolas municipais Avelino Pereira, Maria José França Nogueira, Zely Meira Cacciolari e dos colégios Sementes do Espírito Santo e CEC, além de coordenadores pedagógicos e professores das respectivas escolas.
Durante a cerimônia, segundo o setor de Comunicação da Prefeitura, foram premiados os alunos que se destacaram no decorrer do programa, bem como aqueles que apresentaram as melhores redações relacionadas ao tema. Ao fazer uso da palavra, o prefeito Diego Cinto destacou a importância do programa. “Este projeto faz alguns anos que não acontecia em Cerqueira César, desde que assumimos o governo municipal, venho solicitando ao tenente Daniel o retorno deste projeto, e logramos êxito junto ao 53º Batalhão da Polícia Militar do Estado. Pois o Proerd vai refletir no futuro das nossas crianças”, destacou o prefeito.
O primeiro tenente Daniel Pires enfatizou a importância desta ação, que envolve o Poder Público, por meio das escolas e a família. “Parabenizo a todos envolvidos nesta formação, dentre os policiais militares, professores, sociedade e aos protagonistas, os alunos”, disse o tenente.
Já a secretária de Educação, Neiva Brusarosco, elogiou a participação e engajamento dos pais e familiares, bem como os instrutores da Polícia Militar e professores especialistas. Ao término da solenidade, os presentes saudaram a mascote do Proerd e entoaram a canção do respectivo programa.