Jornal Sudoeste Paulista

Onda de calor no Brasil chegará ao fim e trará chuvas fortes

Info onda de frio/ Fonte: G1 – criado em 23/05

Após um mês de calor intenso, o Brasil deve enfrentar uma queda significativa nas temperaturas nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, uma nova e forte frente fria avança pelo país a partir desta sexta-feira (24), trazendo chuva e frio, especialmente para os estados do Centro-Sul.

Frentes Frias e Mudança Climática

A série de frentes frias que passaram pelo Brasil desde o dia 10 de maio ajudou a dissipar o bloqueio atmosférico que persistia desde 22 de abril. Essas frentes frias não mantiveram temperaturas baixas por muito tempo, mas foram suficientes para deslocar o sistema de alta pressão para o oceano, permitindo o retorno das frentes frias que chegam pelo Sul e se espalham para outras regiões.

Previsão de Chuva e Frio

A nova frente fria formou-se entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai e está se movendo rapidamente pelo Sul. Nesta sexta-feira, o sistema deve alcançar o Sudeste, afetando São Paulo e Espírito Santo no sábado (25). A massa de ar polar trará chuva e frio para os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, além do sul dos estados do Centro-Oeste.

Alerta de chuvas para as áreas em laranja no infográfico. Foto: G1

Consequências Climáticas

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, explica que as baixas temperaturas do fim de semana serão resultado de três fatores:

  • Chuva persistente
  • Céu encoberto
  • Forte atuação do ar polar

Impactos no Sul do Brasil

A frente fria provocará chuvas intensas no Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para possíveis acumulados de até 100 milímetros no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, com ventos de até 100 km/h. Um aviso meteorológico laranja foi emitido, indicando “perigo”.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta para a alta possibilidade de enchentes nas regiões Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre. Os acumulados de chuva podem chegar a 150 milímetros até o final desta sexta-feira, agravando as condições na cidade de Porto Alegre e aumentando o risco de deslizamentos.

 

Inundação em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, depois do transbordamento do rio Guaíba em 05 de maio 2024. Foto: Poder360

Queda nas Temperaturas

Com o avanço da frente fria, as temperaturas no Sudeste cairão bruscamente. Em São Paulo, a máxima esperada para sexta-feira é de 31°C, mas deve cair para 18°C no sábado e 16°C no domingo. No Rio de Janeiro, a máxima prevista para sexta-feira é de 35°C, mas no domingo deve ficar em torno de 23°C, com possibilidade de recorde de frio nos próximos dias.

 Fonte: G1