Jornal Sudoeste Paulista

Devotos de Santa Rita de Cássia caminham de Fartura a Taguaí

Mais de 3 mil devotos caminharam mais de 16 quilômetros de Fartura a Taguaí

Em louvor à Santa das Causas Impossíveis, mais de 3 mil devotos caminham por estradas rurais de Fartura até o município vizinho de Taguaí para agradecerem, buscarem uma graça ou milagre por intercessão de Santa Rita de Cássia. Crianças, jovens, adultos e idosos demonstraram seu amor e devoção à Santa Rita.

Na madrugada do último domingo, 19 de maio, cerca de 3.700 devotos vindos de várias localidades se concentram na Capela de Santa Rita de Cássia, na Vila Romano, em Fartura para juntos caminharem por mais de 16 quilômetros até a vizinha cidade de Taguaí para participarem de uma santa Missa em honra e louvor à “Santinha das Causas Impossíveis”. Assim Santa Rita de Cássia é mundialmente conhecida, os devotos rezaram e cantaram por todo o trajeto até seu destino. Como de costume, a Comunidade de São José (Paróquia Nossa Senhora de Fátima), do Bairro Lageado ofereceu um reforçado café, com quitutes e guloseimas carinhosamente preparados para os mais de mil devotos.

Padre Blener Domingues, CR (Paróquia Nossa Senhora das Dores) rezou oração inicial, logo em seguida padre Jesus Angel Bermeo González, CR, juntamente com o diácono permanente André Alberto Victorelli conduziram as orações e reflexões até Taguaí, motivando os caminheiros à oração e penitência durante a 21ª Caminhada de Santa Rita de Cássia. Como já é tradição, as famílias Malaquias e Vernier ofereceram água aos devotos de Santa Rita no início da “grande subida”, um trajeto que para muitos é cansativo e para outros, um dos percursos mais dificultosos, por se tratar de uma subida íngreme, que para tantos é o local que prova a fé e devoção à Santinha das Causas Impossíveis”.

Para muitos devotos, quando avistaram a torre ainda inacabada da paróquia Santa Rita de Cássia de Taguaí, foi motivo de comoção e dever cumprido, porém, ainda faltavam alguns quilômetros pela frente e ao chegarem próximos a Rodovia SP-249 (Alfredo de Oliveira Carvalho), olhares e lágrimas de agradecimento eram visíveis nos caminheiros. Os devotos taguaiense, já de costume, recepcionaram a todos, entregando um botão de rosa vermelha e mel a cada irmão-devoto de Santa Rita de Cássia, um belíssimo momento fraterno e rico em significados, pois as rosas e o mel oferecidos foram abençoadas ao final da santa Missa celebrada de fronte a Igreja Matriz de Taguaí.

A celebração eucarística foi presidida pelo Prepósito Provincial da Província Paulo VI do Brasil, padre Rafael Tadeu Dias Machado, CR e concelebrada pelo pároco, Jesus Angel Bermeo González, CR e pelo vigário paroquial, Aristeu Antônio Anastácio, CR e assistida pelos diáconos permanentes, André Alberto Victorelli e Antônio Gabriel natal de Alfenes. Estiveram presentes e foram homenageadas, as filhas da idealizadora da Caminhada de Santa Rita de Cássia, a saudosa Maria Aparecida Lança ribeiro, carinhosamente conhecida por “Tite Lança” (falecida em 28 de abril de 2021), ressaltando que uma das filhas é prova da fé e devoção à Santa Rita que por intercessão a Jesus, concedeu um milagre.

Ressaltamos que hoje, 22 de maio é o dia dedicado pela Igreja, àquela que por insistência na oração, confiança e fé em Deus, foi prova viva de um milagre, conforme é relatado em sua história de vida e santidade. Rita de Cássia após perder o esposo e os filhos, decidiu entrar para o mosteiro, porém a superiora não aceitava, chegando a dizer “que só entraria se o próprio Deus a colocasse para dentro os altos muros do mosteiro”, pela graça e misericórdia de Deus, Rita de Cássia foi milagrosamente colocada para dentro dos muros, sendo encontrada dormindo no claustro do mosteiro e, provando que para Deus, não há nada de impossível e pela graça e misericórdia, amor e temor a Deus, tudo pode!

Este ano saíram em destino à Fartura, 4 ônibus, 25 viagens de micro-ônibus, várias vans, transportes cedidos pela prefeitura municipal de Taguaí, bem como uma grande parcela de veículos particulares que vieram e voltaram várias vezes para trazerem os devotos. Registrou-se pessoas de São Paulo, Avaré, Ipaussu, Itaí, Itaporanga, Barão de Antonina, Piraju, Manduri, Cerqueira César, Timburi, Coronel Macedo, Taquarituba, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Chavantes e Itapeva (Estado de São Paulo). Também estiveram presentes, devotos vindos do Estado do Paraná, os municípios de Santana do Itararé, Salto do Itararé, Siqueira Campos e Carlópolis. Houve um ônibus e uma ambulância para apoio, caso houvesse a necessidade de transporte e atendimento de emergência aos devotos.

Luiz Rogério Alvarenga

Jornalista – MTB. 94.527/ SP