Em Fartura, devotos festejam o dia dedicado à Bem-Aventurada, a Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Após a nona edição do Jantar Comemorativo, 9 dias de Novena em preparação a festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima, fiéis se reúnem na madrugada do dia 13 de maio para iniciar as festividades alusivas a data. Em concentração em frente a Chácara Municipal, dezenas de devotos se reuniram e em, procissão penitencial até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima para a primeira santa Missa do dia, em honra a padroeira da vila que também recebe em homenagem o nome da santa.
Por ser segunda-feira, muitas pessoas não puderam se fazer presentes para homenagear e comemorar, bem como demonstrar sua devoção à Mãe de Jesus, sob o título de Virgem de Fátima, como é conhecida em Portugal. Padre Carlos Eduardo Garcia Pedroso, CR e sua equipe paroquial prepararam uma programação toda especial para envolver a todos os devotos de Nossa Senhora. Foi preparado para o meio-dia, hora canonicamente conhecida por “Hora Mariana”, o início das Mil Ave Marias em honra e devoção à Mãe de Jesus.
E dando continuidade, às 15 horas houve a celebração da santa Missa toda especial para os enfermos, onde foi ministrado o sacramento da Unção dos Enfermos e bênção especial para idosos e doentes. Já às 19 horas e 30 minutos, deu-se início a santa Missa Solene em honra a padroeira, Nossa Senhora de Fátima, com a participação de todas as pastorais e movimentos. Padre Carlos em sua homilia, recordou um pouco da história das aparições da Santíssima Virgem Maria, em Fátima, Portugal no ano de 1917.
Durante a santa Missa de encerramento das festividades e solenidade de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, estiveram presentes, concelebrando o padre Jonathan César Malta Natário, CR e auxiliando, os diáconos permanentes, Jonas Aparecido Fávaro e Edevaldo Pinto de Faria (Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio – Tejupá), o diácono permanente Cristiano Prado proclamou o Evangelho e presidiu a belíssima celebração eucarística, o pároco, padre Carlos Eduardo Garcia Pedroso, CR.
Após a belíssima celebração, os presentes saíram em procissão luminosa pelas ruas da Vila Nossa Senhora de Fátima e no retorna à Igreja Matriz, onde houve um momento marcante, há pouco mais de um ano atrás iniciava-se o início da construção da torre da Igreja Matriz e ao término da celebração e procissão, padre Carlos abençoou a Cruz no alto da torre, ascendendo as luzes da mesma e a Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi elevada ao alto, marcando o término e conclusão da primeira etapa da construção da torre da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.
Os fiéis acompanharam a procissão, ao chegarem, ficaram do lado de fora do portão, iniciando a marcante celebração de Bênção e Elevação da Imagem da Virgem de Fátima, ao ser elevada até o alto, alcançando a mesma altura da cruz no pico da torre, ganhou uma chuva de pétalas de rosas. A Imagem ficou ao lado da cruz, momento em que a mesma foi acesa e trazendo comoção a muitos, inclusive o pároco se emocionou pelo término da primeira etapa conquistada. Padre Carlos recebeu os cumprimentos de inúmeras pessoas as quais manifestaram gratidão.