O destino político do prefeito de Chavantes Márcio Burguinha, será definido na tarde desta sexta-feira (17), na Câmara Municipal. Às 18h30, sessão extraordinária vota a cassação do chefe do executivo ou sua permanência no cargo. Burguinha é acusado de fraudar licitações e falsificar documentos para a realização de um evento esportivo em 2019. O prefeito é réu confesso dos crimes em termo assinado com o Ministério Público em 29 de janeiro deste ano (Veja abaixo).
Segundo apurou o IBTVNews, a Comissão Processante instaurada para investigar a denúncia reuniu provas suficientes para cassar o prefeito por improbidade administrativa, no entanto o clima entre os vereadores não é de unanimidade. Burguinha já se envolveu em outras polêmicas ao longo de seu mandato.
Em fevereiro deste ano ele chegou a ser afastado do cargo pela Câmara após denúncia do uso indevido de veículo oficial. Segundo a denúncia protocolada por um munícipe, na tarde do dia de natal de 2023, o prefeito foi ao cemitério de Irapé, onde o pai está sepultado, com veículo da Secretaria de Educação conduzido por sua namorada. No dia seguinte ao afastamento ele retomou a cadeira de prefeito via liminar judicial.
Fonte: IBTVNews