Em Cerqueira César, no sábado, dia 25, o Hemocentro da Unesp de Botucatu realiza uma campanha de doação de sangue. A iniciativa tem por objetivo suprir a demanda do banco de sangue do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que atende a região.
Segundo informações do setor de Comunicação da Prefeitura, aos interessados haverá transporte gratuito saindo do município com destino ao hemocentro da Unesp.
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS
A doação de sangue segue procedimentos próprios e alguns doadores podem ser impedidos temporariamente caso estejam com resfriado, devendo aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas. Gravidez, 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana. Amamentação, se o parto ocorreu há menos de 12 meses. Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Fez tatuagem nos últimos 12 meses.
Devem ainda aguardar 12 meses em situações nas quais há maior risco de adquirir infecções sexualmente transmissíveis e, por fim, a Covid-19, devendo o doador aguardar 90 dias após o fim dos sintomas ou da data do exame positivo, caso não tenha sintomas e 30 dias para quem teve contato com alguém positivo.
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS
Algumas pessoas podem também ter quadro de impedimento definitivo para a doação, ou seja, quem teve Hepatite após os 11 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis; Malária; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se levar o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA DOAÇÃO
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 quilos; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial.
SERVIÇO
Basta agendar o transporte, pelo fone (14) 9.9743-1230 com Aline Louise. A campanha conta com o apoio da secretaria municipal de Saúde. Em caso de dúvidas, procure a sua unidade de saúde e colabore.