A Prefeitura de Taguaí, através da Secretaria Municipal da Educação, realizou na segunda quinzena de abril a aula inaugural do curso de formação de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) para as professoras da 1ª e 2ª etapa da Educação Infantil, gestores e supervisão escolar. Neste primeiro encontro, o tema da aula foi “Literatura e Arte”.
A articuladora regional, Maira, a articuladora municipal, Bruna e a formadora, Sabrina Cardoso Tavares, juntas com a Secretária Municipal da Educação, Lenita, fizeram a abertura do encontro. Este curso é uma realização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A formação atenderá 30 participantes, para que estes profissionais possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas da rede municipal de ensino de Taguaí.
O LEEI tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da educação infantil, com foco na oralidade, leitura e escrita. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País.
O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.
Dessa maneira, a formação visa apoiar teórica e metodologicamente os docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem oral e escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.
“O LEEI é uma importante ação do MEC, que se articula com a política de formação da Rede Municipal de Taguaí. A nossa política tem o objetivo de qualificar, cada vez mais, o trabalho pedagógico, potencializando as boas práticas que já ocorrem nas nossas Unidades de Ensino. Nosso município sempre apresentou índices educacionais elevados e essa semana recebemos o resultado preliminar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) onde tivemos uma evolução significativa nas avaliações de 2023. O resultado oficial está previsto para ser divulgado entre julho e agosto”, comentou a secretária Lenita.
O prefeito Edinho esteve presente na abertura e falou sobre o que vem fazendo pela Educação e que ainda fará o que estiver ao seu alcance para garantir a ampliação da qualidade da educação municipal. “O que eu posso garantir é que enquanto estiver como prefeito, vocês podem ter certeza de que eu vou valorizar a educação. Que o curso seja muito produtivo para todos vocês”, destacou.