Durante reunião na Sala de Situação de Combate à Dengue, realizada nesta semana, com a equipe da Coordenadoria Municipal de Saúde de Fartura, ficaram definidas as ações que serão executadas no município, especialmente devido o alto número de casos registrados.
A novidade é a formação das chamadas “Brigadas Anti-Dengue” para vistoriar semanalmente praças e espaços públicos, como também entidades farturenses. Essas brigadas ficarão encarregadas de montar um cronograma de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Os técnicos que vão fazer parte da brigada terão a missão de se tornarem multiplicadores das informações, fiscalizando semanalmente espaços e órgãos públicos praças e entidades na luta contra os possíveis focos do Aedes Aegypti. Serão estendidos também convites para o treinamento da brigada anti-dengue para as empresas privadas que queiram participar.
Também continuam as intensificações de ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti que já ocorrem Fartura, como o mutirão casa a casa com agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, bloqueio de criadouros de mosquito, nebulização, ampliação nos atendimentos de casos de dengue, divulgação de informações por meios de comunicação reforçando a importância do trabalho de intersetorialidade para contribuição na diminuição dos casos no município.
Vale notar que, quando se fala em prevenção da dengue, a ação coletiva é mais urgente do que nunca. Isso significa que cada um precisa fazer sua parte nas iniciativas de combate, principalmente considerando que cerca de 80% dos criadouros estão nas residências, segundo dados do Ministério da Saúde.
Em Fartura houve 941 notificações em 2024, sendo 683 casos positivos confirmados e 248 exames descartados, uma situação bastante preocupante.
Fonte: Assessoria de Imprensa