Jornal Sudoeste Paulista

Caminhada em conscientização ao TEA foi realizada em Cerqueira

Foi realizada em Cerqueira César na terça-feira, 23, a I Caminhada em Conscientização do Transtorno Espectro Autista (TEA), que percorreu diversas ruas, uma iniciativa da Apae de Cerqueira César em parceria com o Núcleo de Extensão da Apae, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso e a Associação Comercial e Industrial.

A caminhada teve como objetivo conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus desafios, e contou com a presença de diversas autoridades, como a presidente da Apae, Helena Regina Esteves Pelicer; a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso, Silmara Botejara; o presidente da Associação Comercial, Tarcísio Augusto Vieira; secretária municipal de Educação, Neiva Brusarosco; diretora do Meio Ambiente, Saúde e Defesa Animal, Cibelle Nespechi; a presidente da Câmara Municipal, Joice Lopes e o vereador Fernando Luiz Bataglini.

Bataglini, inclusive, é autor das leis municipais 2.422/2021 e 2.590/2023, que instituem, respectivamente, a Política Pública para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Programa Servidor Amigo do Autista.

Os servidores da secretaria municipal de Meio Ambiente efetuaram a distribuição de sementes de ipês aos presentes. Durante todo o mês de abril, além da caminhada, a Apae e o Núcleo realizaram publicações nas redes sociais sobre a vivência das mães de crianças com autismo, sobre a importância de conhecer o que é o Autismo e sobre os direitos dessas pessoas.

De acordo com informações da entidade, a Apae de Cerqueira César atende hoje no total 263 pessoas nos setores da educação, saúde e social, sendo mais de 30 diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e outros em investigação, conforme informou o setor de Comunicação da Prefeitura.

O TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento no qual a pessoa apresenta um conjunto de condições caracterizadas por alterações no comportamento. O evento foi um importante passo para promover a inclusão e o respeito às pessoas com autismo em Cerqueira César.