Aproveitando a abertura da temporada de visitas e ainda a comemoração do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, na quarta-feira, 18, alunos e alunas da Emei Maria Conceição Albuquerque Martini, Cei Irene Lança Ribeiro e Cei Madre Gaetana Sterni visitaram a aldeia indígena Tekoá-Porã em Itaporanga.
Acompanhadas de toda a equipe escolar, as 200 crianças das 1ª e 2ª etapas participaram de um bate-papo com o Cacique Angerri, que abordou a contribuição da cultura indígena na formação da identidade brasileira e assistiram uma mostra de dança de guerra, realizada até hoje para manter vivas as tradições do povo Tupi-Guarani e Tekoá-Porã. Em seguida, os visitantes foram convidados para participar da dança, num momento festivo de integração com os moradores da aldeia.
Após a dança, os alunos e alunas apreciaram demonstrações de arremesso de lança, arco e flecha de zarabatana no campinho de areia e participaram de diversas brincadeiras, como corrida de maracás e cabo de guerra. Adultos e crianças tiveram horas de diversão e aprendizado com os povos originários.
Valorizar a cultura indígena é essencial para entendermos nossa história. Com base nesses princípios, as professoras de Arte Bruna e Lucinha realizaram o projeto que culminou com a visita à aldeia. “É essencial que valorizemos e respeitemos suas culturas e tradições. Foi um dia muito especial, e tenho certeza de que ficará marcado na memória de todos que participaram. Vamos continuar apoiando e valorizando a diversidade cultural em nossa região”, frisou o prefeito Luciano Filé.
Fonte: Assessoria de Imprensa