Jornal Sudoeste Paulista

Vereadores aprovam doação de terreno em Taguaí

Realizada na noite de terça-feira, 16, conduzida pelo presidente, o vereador Dudu, a sessão camarária de Taguaí teve na pauta diversas proposituras, dentre elas a aprovação do projeto que autoriza a doação de um imóvel à Prefeitura.

APROVADO

Apresentado em sessão anterior, após deliberação para ser mais bem analisado, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária, de autoria do Executivo, que o autoriza a receber por doação um imóvel que especifica, local que já está sendo utilizado como extensão da Rua dos Pinheiros, no Bairro Carniato.

EM DELIBERAÇÃO

Dois projetos foram lidos e deixados em deliberação, sendo o Projeto de Lei 04/2024, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2025, observando-se que para o próximo exercício está sendo elaborado de acordo com os programas de Governo estabelecido no Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025, e as novas exigências contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ainda, foi lido o Projeto de Lei 02/2024, de autoria do vereador Henriko, referente à regulamentação da ‘Feira da Lua’, passando a ocorrer todas as sextas-feiras, das 18 às 23 horas, na Praça Ângelo Gobbo. Em dias cuja previsão do tempo seja de chuva ou por qualquer outra razão não seja recomendável a realização em local aberto, o evento poderá ser deslocado para o Barracão localizado na Rua José Gobbo, nº 1053 ou para local coberto a ser designado pela Prefeitura.

REQUEREIMENTOS

O edil Dudu requereu a elaboração de projeto que viabilize a implantação de cursinho pré-vestibular gratuito no município de Taguaí.

Já a vereadora Elza Dalcin solicitou da Vivo, providências para correção da altura dos fios nos postes do cruzamento da Avenida Apóstolo Bergamo com a Rua João Carniato, onde veículos muito altos acabam por arrebentar os fios. Ainda, a vereadora solicitou informações sobre a responsabilidade da iluminação pública (CPFL ou Prefeitura), na Rua Das Cabreúvas bem como melhoramento da mesma.

O vereador Rodolfo requereu à CPFL, informações quanto a falta de energia no bairro Saltinho quando ocorrem chuvas e solicitando solução do problema, enquanto Juliano requereu a instalação de ponto de coleta de lixo na área rural, na divisa entre Taguaí e o Bairro Fundão, em Coronel Macedo, visando atender aos moradores locais.

MOÇÕES

Na oportunidade, o vereador Tatu apresentou moções de pesar, sendo uma à família de Vanderlei de Oliveira (Vandão) e outra à família de Laura da Rocha Soldera, enquanto Muka apresentou pesar às famílias de Cristiane Marcelina de Lima e Francisco Alves de Paula (Chiquinho da Rita), ambos pelos seus falecimentos.

Ainda, Tatu apresentou moção de congratulação aos servidores do Disk-Ambulância e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelos importantes serviços prestados, e por fim, Elza Dalcin apresentou moção de congratulação à Maria Bernardina de Jesus, célebre moradora do município, mãe de 13 filhos e habitando atualmente na Vila Romano.

INDICAÇÕES

O vereador Dudu indicou repasse de verbas do município para a Associação dos Amigos dos Deficientes de Taguaí (AADEFTA) que retomará suas atividades, além de solicitar disponibilização de ônibus para transportar idosos ao Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Já o vereador Tatu Bença indicou limpeza da área verde do Jardim Primavera IV, além de mais uma ambulância para o serviço Disk- Ambulância, enquanto Rodolfo indicou bloqueio das ruas José Gobbo e Aurélio Gobbo nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas ‘João Gobbo Sobrinho’ e ‘Pedro Soldera’, além de um veículo destinado à fiscalização para os servidores do Paço Municipal e da Vigilância Sanitária.

Ainda, a vereadora Elza Dalcin indicou que a prefeitura fiscalize e notifique, proibindo a confecção de massa, argamassa ou concreto em via pública, além da celebração de convênio entre a Prefeitura de Taguaí e entidades de ensino superior da região para oferecer bolsas de estudos aos melhores alunos do ensino médio da rede pública, incentivando ainda mais os estudos, especialmente em cursos de graduação, técnico-profissionalizantes ou tecnológicos, ampliando assim as oportunidades de acesso ao ensino superior para os jovens talentosos da cidade.

Por fim, Henriko indicou a pintura das faixas de pedestre próximo as escolas municipais ‘Josiane Soldera’ e ‘Arlindo Bergamo’, enquanto Borracha indicou que a Prefeitura realize a poda das árvores localizadas em frente à Escola ‘Padre Giovanni Ferretti’ (FIT), envie máquina para fazer a manutenção da estrada da Bocaina e também para realizar reparos e manutenção da estrada do Morro Azul, e por fim, que a Prefeitura realize reparos e manutenção da estrada do Lajeado.

PALAVRA LIVRE

No uso da palavra, os edis comentaram essencialmente sobre a situação das estradas citadas, além de outras que necessitam de atenção.