Jornal Sudoeste Paulista

Taguaí é contemplada com programa Difusão CultSP

Por mais um, ano consecutivo, Taguaí foi contemplada pelo Governo do Estado com um programa cultural através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA e co-realização do município, que faz parte das Chamadas Públicas 2024.

Taguaí ganhará mais cor e alegria com a realização de um projeto de Grafite através programa Difusão CultSP, das chamadas públicas do Governo do Estado, sendo o projeto contemplado, “Taguaí e a Importância do Esporte”, pintura feita através do Grafite, que trará em sua temática, o Esporte, Natureza e Hip Hop, será realizado em toda fachada do Ginásio Municipal de Esportes “José Lança” no Jardim Primavera, onde a população poderá prestigiar cada etapa da sua execução.

Realizado pelos artistas: Juscelino da Silva Nascimento (Heu) e Romário Adriano Lima Albano (Tiochi), o grafite é uma das principais formas de manifestação da arte urbana. Muito presente nas vias públicas, os desenhos são feitos à mão, e cobrem muros, fachadas e paredes pelas cidades. Atualmente, o grafite é uma das manifestações culturais mais crescentes no mundo.

O Difusão CultSP, Programa que engloba os antigos Atendimento Técnico aos Municípios (ATM) e Cultura Urbana, oferece apoio cultural a festas, celebrações, feiras e demais eventos culturais que promovam a valorização e o desenvolvimento da cultura local, de identidades regionais ou da história dos municípios paulistas, bem como apoio aos eventos e modos de expressão cultural que se fundamentam na intervenção e na ocupação do ambiente urbano.

O coordenador de Cultura, maestro Márcio Rodrigues, destacou recentemente que programa Difusão CultSP é um dos quatro projetos aprovados nas Chamadas Públicas do governo do Estado, e que, em breve serão divulgadas as outras atividades que o município de Taguaí irá receber.

O evento está agendado para acontecer na terça-feira, 16, partir das 9 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “José Lança”, na Rua dos Ipês, 285 – Jardim Primavera, com classificação livre, sendo a atividade de forma gratuita.

PRIMEIRA VEZ

No ano passado, o município recebeu o programa com gestão e produção da ‘Amigos da Arte’, em parceria com a Prefeitura através da Coordenadoria Municipal de Cultura, sendo produzido um painel de aproximadamente 60 m² em uma das paredes do Centro Educacional ‘Ruy Gonçalves de Oliveira’, pelos artistas Daniel Damata, Jamil Santos, Eric Reis e Tiago Lima, do coletivo Cheira Tinta Crew, utilizando o grafite como intervenção artística.