Com o intuito de reprimir crimes ambientais, na quarta-feira, dia 3, a Polícia Civil desencadeou uma operação em Águas de Santa Bárbara, em uma área de preservação permanente às margens do reservatório de água da PCH Ponte Branca, em conjunto com a equipe de Perícias Criminalísticas de Avaré, representantes da usina hidroelétrica e policiais civis de Águas e dos municípios de Iaras e Cerqueira César.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia civil, o delegado de polícia de Iaras, Omar Zedan Vieira coordenou a operação que tinha como foco combater a depredação e destruição em áreas de preservação ambiental, além da caça e pesca predatória. Durante a ação, foram apreendidos um barco e diversos apetrechos de acampamento clandestino, bem como materiais artesanais de uso em pesca.
A investigação resultou na instauração de inquérito policial pela Delegacia de Polícia de Águas de Santa Bárbara, que está em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar os envolvidos pelos crimes ambientais, pois essa operação reforça o compromisso da Polícia Civil em proteger o meio ambiente e combater atividades ilegais que prejudicam os ecossistemas locais. A colaboração entre as diferentes instituições envolvidas demonstra a importância da união de esforços para enfrentar questões complexas como essa.