Jornal Sudoeste Paulista

Avião quebra ao meio em pouso forçado e revela drogas em interior de SP

Operação conjunta da FAB e PF resulta em apreensão significativa

Aeronave foi localizada em uma área rural de Santa Cruz do Rio Pardo — Foto IBTV – Divulgação

Na manhã desta terça-feira (9), uma operação conjunta entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) resultou em um pouso forçado de uma aeronave suspeita transportando drogas em uma área rural próxima ao distrito de Caporanga, em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. O desfecho dramático revelou não apenas a destruição da aeronave, mas também a apreensão de uma considerável quantidade de entorpecentes.

A FAB detectou a aeronave suspeita na fronteira do Paraguai com o Brasil, na região do Mato Grosso do Sul, desencadeando uma ação coordenada para sua interceptação. Utilizando aeronaves A-29 Super Tucano e o avião radar E-99, a FAB monitorou a movimentação da aeronave suspeita, que ingressou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo.

Com a aeronave sob vigilância, tanto pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) quanto pela PF, a situação se intensificou quando o piloto não respondeu às tentativas de comunicação das autoridades. Diante da gravidade da situação, foi determinado o pouso obrigatório da aeronave em Londrina (PR).

No entanto, a resposta do piloto foi um pouso forçado em uma plantação de laranjas na região de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), onde a aeronave acabou se partindo ao meio. O impacto revelou uma carga surpreendente: cerca de meia tonelada de pasta base de cocaína, exposta entre os destroços do avião.

Carga com drogas foi apreendida e a ocorrência será apresentada na PF de Marília — Foto IBTV – Divulgação

O piloto, um homem de 30 anos, tentou fugir pela mata, mas foi localizado e preso pelas equipes que participavam da operação, incluindo o helicóptero da PF. Sua condição de saúde não foi informada.

Investigações posteriores revelaram que a aeronave, um modelo CESSNA-182, estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso, documento emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, a matrícula da aeronave estava clonada, levantando ainda mais suspeitas sobre as atividades ilícitas associadas a essa operação.

O local do pouso forçado foi isolado pela Polícia Militar para o trabalho da perícia, enquanto o suspeito será conduzido pelo helicóptero da PF para a sede da corporação em Marília, onde será apresentado. A colaboração entre as forças de segurança, tanto aéreas quanto terrestres, desempenhou um papel crucial na interrupção dessa operação de tráfico internacional de drogas, destacando a importância da cooperação interinstitucional para o combate ao crime organizado.

Fonte G1