Jornal Sudoeste Paulista

Escritor de Cerqueira César leva projeto literário a aldeias indígenas da fronteira do Brasil

O escritor cerqueirense, Ismael Tavernaro Filho, levou uma proposta de projeto literário às aldeias indígenas localizadas na divisa do Brasil com Guiana Francesa, no município de Oiapoque, no Estado do Amapá. A ideia é lançar um livro com rico material fornecido por indígenas de 4 etnias e distribuir na Rede Municipal de Educação das cidades. As etnias envolvidas no projeto são: Palikur-Arukwayene, Galibi-Kali’na, Karipuna e Galibi Marworno.

No município de Macapá, o autor se reuniu com Sônia Jeanjacque, secretária de Povos Indígenas do Estado do Amapá, no intuído de explicar sobre a obra e seus objetivos. O projeto literário visa resgatar, preservar e promover a Cultura dos povos originários, isto é, possibilitando um intercâmbio cultural e mostrando a importância de manter viva as tradições indígenas no acervo nacional.

Através da Filos Editora, Ismael já desenvolve oficinas de produção criativa há 6 anos, em quilombos, casas de abrigo, fundações casa, favelas, ONGs, com crianças em tratamento contra o câncer, em aldeias e escolas municipais de todos Brasil. “É de nossa responsabilidade proporcionar condições para que os indígenas contem suas histórias enquanto protagonistas”, ressaltou o escritor.