Jornal Sudoeste Paulista

Timburi inaugura as novas estruturas náuticas no Camping

Em uma iniciativa inédita e investimento de mais de R$ 1,32 milhão, o Governo de São Paulo inaugurou no último domingo, 17, as estruturas náuticas de uso público em Timburi, às margens do Rio Paranapanema, quando autoridades da cidade, estado e da região acompanharam a inauguração que promete transformar a experiência de moradores e turistas na região.

O secretário estadual Roberto de Lucena não pode estar presente, por motivo de força maior (falecimento de um familiar) e o representou o consultor da Secretaria Estadual de Turismo, Luiz Antônio Sobrinho. A solenidade também contou com a presença do deputado Ricardo Madalena, das autoridades da Ummes e Amvapa, sendo o prefeito Silvinho Polo, o vice Anderson Solé e vereadores de Timburi.

Também participaram a prefeita Salma Beffa, de Ribeirão do Sul; prefeito Wilson Garcia, de Bernardino de Campos; Jordão Vidotto, prefeito de Óleo; prefeito Isnar Freschi, de Sarutaiá e Diego Singolani, de Santa Cruz do Rio Pardo. Além disso, assessores de outros deputados estiveram presentes, como Dani Alonso, assessor do deputado Motta; assessor do deputado federal Mauricio Neves; o representante do deputado federal Capitão Augusto e o assessor do deputado Mauro Bragato.

As novas instalações incluem píeres flutuantes, passarelas e sistemas de ancoragem modernos, que não só garantem o embarque seguro de barcos, lanchas e motos aquáticas, mas também incentivam a prática de esportes como windsurfe, caiaque e stand up paddle, um projeto em resposta ao crescente interesse pelo turismo náutico, que ganhou força no Brasil e no mundo, especialmente durante a pandemia.

Luiz Sobrinho, assessor da secretaria de Turismo de São Paulo, destacou o potencial do estado para o turismo náutico e a importância de valorizar e estruturar municípios com vocação para essa modalidade. “Com a implantação destas infraestruturas de interesse público, o governo induz o desenvolvimento de toda a cadeia, com amplo impacto”, afirmou.

O prefeito Silvinho expressou sua gratidão e otimismo com as novas estruturas. “Este é um momento histórico para Timburi. As novas estruturas náuticas são um testemunho do compromisso do governo do estado com o desenvolvimento regional. Estamos agradecidos por este investimento que, sem dúvida, impulsionará o turismo e beneficiará nossa economia local”, disse Polo.

O deputado estadual Ricardo Madalena destacou as melhorias no Camping, enquanto o vice-prefeito, Anderson Solé comentou o trabalho da administração para conseguir esta benfeitoria para o município. “Enquanto vice-prefeito de Timburi e presidente do Comtur, destaco o esforço da administração local para atender todas as exigências técnicas necessárias para a realização da obra. Essa iniciativa já está contribuindo significativamente para o turismo náutico do município”, ressaltou Anderson Solé.