Jornal Sudoeste Paulista

Seminário São Pio X de Fartura passará por reformas e não acolherá vocações em 2024

Segundo informações oficiais colhidas com o Prepósito Provincial, padre Rafael Tadeu Dias Machado, CR, a grandiosa construção passará por um significativa reforma durante o ano de 2024 e não acolherá vocações durante este período, voltando ao seu ritmo em 2025, acolhendo os jovens que desejam ser padres Teatinos.

Padre Rafael Tadeu informou que a reforma se faz necessária e a mesma será realizada em grande parte do edifício, sendo ela hidráulica, elétrica e estrutural. O prédio pertence à Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos – Província Paulo VI do Brasil e, mesmo sendo particular, é um dos cartões postais e motivo de orgulho ao povo de Fartura.

O ano de 2024 terá um significado todo especial para os Teatinos, pois a Ordem fundada por São Caetano de Tiene comemorará seus 500 anos de existência, são 500 anos contribuindo com a Igreja Católica Apostólica Romana e toda sociedade no decorrer da história.

O provincial, padre Rafael, disse que a reforma será um dos feitos deixados pelo Governo Provincial (2022/ 2025), o qual governa juntamente com os padres: Blener Domingues, (Vigário Provincial e 1º Conselheiro); Tacílio Ferreira Gomes (2º Conselheiro); Lucas Miguel Nunes (3º Conselheiro) e Lucas Antônio Gobbo Custodio (4º Conselheiro e Secretário).

REAÇÃO DO POVO FARTURENSE

Para os farturenses a notícia chegou de forma incompleta e causou indignação e tristeza. Surgiram inúmeros comentários, alguns deles com o contexto de que não haveria mais o acolhimento a vocações em Fartura, notícia essa que foi desmentida pelo Provincial, padre Rafael Tadeu, em entrevista ao Jornal Sudoeste Paulista, na manhã do dia 13 de dezembro. “Infelizmente, no ano do Jubileu dos 500 anos de fundação da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, Fartura não terá vocações?”, este foi um dos questionamentos feitos por populares.

O Seminário São Pio X, hoje denominado como Casa de Formação Teatina, desde sua fundação, sempre acolheu os jovens que desejam ser padres Teatinos. Desde seu início nas atividades, jamais deixou de acolher os vocacionados, contribuindo com dezenas de padres à Igreja Católica Apostólica Romana. Fartura é o berço da Ordem Teatina no Brasil, sendo a primeira cidade a recebê-los e desde então, conta com o zelo pastoral. Graças a Fartura, demais cidades do Brasil puderam conhecer o fervor Teatino espalhado pelas paróquias nas quais eles trabalharam e trabalham. O zelo pastoral e a vontade de salvar almas de fato são as marcas deixadas pelos Teatinos no decorrer da história.

Fartura se orgulha em portar o título de “berço acolhedor” dos padres Teatinos. Porém, embora com a notícia destorcida, a qual causou tristeza e descontentamento, até mesmo indignação a uma significativa parcela de católicos e até mesmo, não católicos de Fartura, pois o Seminário está no coração dos farturenses.

Para uma outra parte da população, a qual acredita-se que seja para a melhoria da Ordem no Brasil e para garantir o conforto e segurança dos futuros moradores, que está significativa reforma deverá acontecer. Desde sua construção iniciada em 1963, passaram-se 60 anos e o momento chegou para o Seminário receber uma reforma significativa.

PREOCUPAÇÃO DOS FIÉIS

Algo que vem preocupando os católicos, é a queda nas vocações sacerdotais e religiosas, em Fartura não é diferente, e muitos ficaram preocupados com este desinteresse pela vida sacerdotal e religiosa, que os jovens de hoje expressam em meio a sociedade. No Seminário de Fartura, no início deste ano, estavam 10 vocacionados ao aspirantando e postulantado, foram 10 seminaristas, estes jovens vieram a Fartura almejando a vida religiosa Teatina e para isso deixaram tudo para trás, vida profissional e família.

O preocupante, é que 2023 está se encerrando e da turma de 10 ficaram apenas 4 seminaristas. O povo farturense no decorrer da história do Seminário notou as mudanças na Igreja e com elas, o desinteresse dos jovens em busca da vida religiosa e sacerdotal. “Antigamente, no tempo áureo das vocações, nosso Seminário chegou a ter mais de 70 jovens e hoje, notamos poucos seminaristas e isso nos preocupa.”, argumentou uma senhora, membro do Grupo de Leigos e Leigas “Família Secular Teatina”.