Jornal Sudoeste Paulista

Cerqueira define ações de combate à dengue no município

O enfrentamento do combate à dengue, no município de Cerqueira César foi tema de uma importante reunião que aconteceu na última semana, no Paço Municipal. A mobilização da Secretaria de Saúde contou com a presença do prefeito Diego Cinto, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Joyce Bruzarosco Piza, a auxiliar de enfermagem, Daiane Regina Paes, do coordenador da equipe de Controle de Vetores, Luiz Antônio Cinel, do profissional responsável pelas ações de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Vigilância Sanitária, Eduardo Mantovani Junior.

Participaram ainda a coordenadora de Recursos Humanos da Usina Rio Pardo (URP), Vanessa Alves, o especialista ambiental e governança da respectiva empresa, Thiago Dourados e a equipe do Departamento de Comunicação da Prefeitura, onde na oportunidade, a Usina Rio Pardo, sediada no município de Cerqueira César, se colocou à disposição do Poder Público, para colaborar nas ações de enfrentamento à Dengue.

O coordenador da equipe de Controle Vetores, Luiz Antônio Cinel, explicou que, até o presente momento, foram registrados 17 casos de dengue, na cidade. Diante deste número, as autoridades locais intensificaram as ações no município para conter o avanço da doença.

Uma ação denominada “Todos contra a Dengue” irá acontecer nos próximos dias na cidade, visando mobilizar toda população. A campanha demonstra a união de forças entre o Governo Municipal, a (URP) Usina Rio Pardo e a sociedade civil no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O prefeito Diego Cinto se mostrou preocupado com o aumento de casos da doença na cidade e anunciou uma força-tarefa, para o combate ao mosquito e, em paralelo a estas atividades, na sexta-feira, dia 1º de março, foi realizado o Dia D, o Dia Estadual de Mobilização de Combate à Dengue, assim como em todos os municípios paulistas.

O Governo Municipal também está realizando a campanha de limpeza pública, “Meu Bairro Limpo”, que teve início a partir de segunda-feira, dia 4, que vai percorrer toda cidade. Durante a campanha será feita a remoção de recipientes que sirvam de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o chefe do executivo, a Prefeitura irá realizar o trabalho de nebulização, popularmente conhecido como “fumacê”, em todo perímetro urbano. Para tanto, uma empresa especializada será contratada para a execução dos serviços. “É importante que todos colaborem com o trabalho da equipe de saúde, recebendo os agentes de controle de vetores. Estamos somando forças contra a dengue”, destacou o prefeito, que também agradeceu à Usina Rio Pardo. Segundo ele, esta importante parceria com a empresa reforça as ações de combate ao vetor.