Jornal Sudoeste Paulista

Desmatamento em Taquarituba traz consequências para a Fauna

Defesa Civil de Taquarituba (SP) está trabalhando no resgate para devolver os animais à natureza – Foto: Reprodução

Na última semana, a Coordenadoria do Meio Ambiente de Taquarituba (SP) anunciou sua decisão de notificar o proprietário de um terreno por desmatamento ilegal. A ação foi desencadeada após relatos alarmantes de moradores, que testemunharam a presença crescente de animais nos bairros próximos à área desmatada, localizada às margens de uma rodovia.

Segundo informações divulgadas pela própria coordenadoria, o proprietário do terreno obteve autorização para realizar atividades de limpeza, como capina, roçada e poda de algumas árvores isoladas. No entanto, uma inspeção realizada pelos fiscais municipais revelou que a extensão dos serviços executados ultrapassou significativamente o que foi declarado no pedido inicial. De acordo com Gabriel Soldeira, coordenador do meio ambiente de Taquarituba, em um comunicado veiculado nas redes sociais da prefeitura, a área afetada pelo desmatamento ilegal é aproximadamente dez vezes maior do que a autorizada.

A situação tornou-se ainda mais preocupante diante da migração forçada de animais para as áreas urbanas adjacentes. Esta mudança de habitat é resultado direto da degradação ambiental provocada pelo desmatamento. Em resposta, as autoridades locais mobilizaram a Defesa Civil para resgatar os animais afetados. Após serem examinados e alimentados, os animais serão devolvidos ao seu habitat natural.

Até o momento, o proprietário do terreno em questão não foi localizado pelas autoridades responsáveis. A notificação emitida pela Coordenadoria do Meio Ambiente busca responsabilizar o infrator e garantir medidas corretivas para reverter os danos ambientais causados pela atividade ilegal.

Os taquaritubenses e organizações ambientais estão atentas à situação, enfatizando a importância da preservação dos ecossistemas naturais e da aplicação rigorosa das leis ambientais. O caso serve como um lembrete contundente dos desafios enfrentados na proteção do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis em meio ao desenvolvimento urbano e rural.