Jornal Sudoeste Paulista

Secretário Estadual inaugura estrutura náutica em Timburi

Em uma iniciativa inédita e investimento de mais de R$ 1,32 milhão, o governo de São Paulo inaugura nesse domingo, 17, as estruturas náuticas de uso público no município de Timburi, às margens do Rio Paranapanema, pois a procura por ambientes abertos e pelo contato com a natureza elevou a procura dos turistas a fazerem a locação de barcos, lanchas e motos aquáticas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar).

Quem visita o Camping Municipal do Redondo terá à disposição píeres flutuantes, passarelas e sistemas de ancoragem, permitindo o embarque seguro e a parada de barcos, lanchas e motos aquáticas; além da prática de atividades como windsurf, caiaques e pranchas de standup padle.

O turismo náutico cresceu no Brasil e no mundo nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. “O Estado de SP tem um dos maiores potenciais para o turismo náutico do continente. São 4.200 km de rios navegáveis e mais de 50 grandes reservatórios, além de 880 km de costa marítima. Ao classificar as estruturas náuticas como infraestruturas de interesse público, o governo induz o desenvolvimento de toda a cadeia, com amplo impacto socioeconômico como acontecerá em Timburi”, relatou o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.

O prefeito Silvinho Polo expressou sua gratidão e otimismo pelas estruturas no Camping. “Este é um momento histórico para Timburi. As novas estruturas náuticas são um testemunho do compromisso do governo do estado com o desenvolvimento regional. Estamos profundamente agradecidos por este investimento que, sem dúvida, impulsionará o turismo e beneficiará nossa economia”, menciona Polo.

A inauguração está prevista para ocorrer às 10h30 no Camping Redondo, com a presença do secretário Roberto de Lucena e as autoridades do município.

CAMPEONATO DE PESCA

Um dos eventos já tradicionais na região, ainda no domingo, Timburi vai sediar o 17º Campeonato de Pesca Embarcada, que reúne pescadores de vários estados competindo pela maior corvina em quilos nas águas do Rio Paranapanema, que acontecerá a partir das 8 horas.

O evento promete ser uma ótima opção para os amantes da pesca esportiva, já que contará com diversas atividades e uma premiação que chega até o décimo colocado.

Fonte: Comunic e Secretaria de Turismo e Viagens