Jornal Sudoeste Paulista

Fartura intensifica ações no ‘Jardinzinho’ e a praça deverá ser reformada

As pessoas em situação de rua foram abordadas novamente pela equipe de servidores, e foram retirados do local a academia ao ar livre e o bebedouro.

A prefeitura de Fartura deu andamento às ações de ressocialização dos indivíduos que têm ficado na Praça Tenente Casemiro, o popular “Jardinzinho”, na Vila Nova, na manhã da última quarta-feira (13).

A Coordenadoria Municipal de Assistência Social, através da Equipe Técnica de Proteção Social Especial, reuniu-se com o grupo que se aglomera no local, composto por usuários de substâncias psicoativas (bebidas alcoólicas e entorpecentes).

Um indivíduo, uma mulher, após manifestar desejo pelo tratamento, foi encaminhada aos cuidados da Equipe de Saúde Mental, para acolhimento e orientações sobre a melhor forma de iniciar a sua recuperação.

A administração municipal ressaltou que a maioria dos indivíduos que permanecem no “Jardinzinho” possuem residência e familiares no município de Fartura e, dessa forma, também são acompanhados pela Proteção Social Básica e pela Proteção Social Especial para o fortalecimento de vínculos familiares.

Para inibir a depredação do patrimônio público e o uso de entorpecentes no local, o Setor de Fiscalização comunicou que estará realizando diligências diárias na Praça Tenente Casemiro, junto com ações de policiamento ostensivo da Polícia Militar.

Mudanças na praça

Servidores públicos e funcionários da empresa terceirizada responsável pela limpeza pública retiraram do “Jardinzinho” a academia ao ar livre, que estava totalmente danificada, e o bebedouro que era utilizado para banho por pessoas em situação de rua.

Também foi executada a limpeza de toda a praça, o corte de grama e podas de árvores condenadas.

A prefeitura informou que pretende recuperar o piso de pedra portuguesa e instalar lâmpadas e refletores para deixar o local mais iluminado e seguro.

Além disso, foi divulgado ainda que o prefeito Luciano Filé (PSDB) aguarda recursos das esferas estadual ou federal para reformar a praça.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA