Jornal Sudoeste Paulista

Taguaí adere ao Programa Alfabetiza Juntos-SP

Com ênfase na melhoria cada vez mais da Educação em Taguaí, na última semana, o prefeito Edinho Fundão e a equipe da Secretaria Municipal da Educação, composta pela secretária Lenita Romano e as supervisoras de ensino Maira e Virgínia, participaram do lançamento do programa Alfabetiza Juntos-SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

O evento foi realizado na Sala São Paulo, na capital paulista, contando com governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Renato Feder, sendo que na oportunidade, a Secretaria Educação de Taguaí aderiu ao programa e a secretária Lenita está confiante que a parceria irá melhorar a leitura dos alunos do município.

A meta do Alfabetiza Juntos-SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, um dos projetos da Educação em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa. Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

“Quem se alfabetiza melhor é quem vai melhor lá na frente, é quem vai ter o melhor resultado na Prova Paulista, no Provão Paulista e no vestibular. E aí, de fato, nós precisamos cuidar da base e alfabetizar na idade certa, e nós vamos trabalhar juntos com os municípios, a responsabilidade é nossa também. Precisamos estimular e incentivar, e o programa Alfabetiza Juntos SP está calcado nisso”, afirmou o governador.

“O Programa Educação Juntos-SP será importante para que os municípios recebam apoio do governo estadual nas políticas públicas de alfabetização. Alfabetizando na idade certa conseguimos garantir os direitos de aprendizagem dos alunos atendendo ao que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nosso município aderiu ao programa contribuindo assim para garantir que o regime de colaboração entre o município de Taguaí e o governo estadual se fortaleça refletindo na garantia da qualidade da educação”, destacou Lenita.