Jornal Sudoeste Paulista

Equipe do Samca recebe capacitação em Fartura

Como forma de preparar e m melhorar o atendimento do setor social, recentemente, a equipe do Serviço de Acolhimento (Samca), de Fartura, participou de atividades envolvendo segurança, saúde, além do atendimento às crianças e adolescentes.

Assim, na sexta-feira, 1º de março, de uma capacitação ministrada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sobre primeiros socorros, quando a Coordenadoria Municipal da Assistência Social em parceria com o Samu realizou a capacitação na sede do Samca para todos os funcionários, na qual foi explicado como funcionam os atendimentos desde o acionamento na base pelo 192 até a chegada da viatura móvel no local para os primeiros socorros a serem feitos quando necessário.

Foram apresentados todos os passos que devem ser seguidos em casos de afogamentos, engasgamentos, fraturas, picadas de insetos, problemas alérgicos, entre outros. A capacitação se faz necessária para o melhor atendimento dos funcionários e a equipe técnica do Samca em relação às crianças e adolescentes acolhidos.

No decorrer da semana, a Coordenadoria Municipal de Assistência Social de Fartura também proporcionou aos colaboradores do Serviço de Acolhimento uma capacitação sobre a Lei da Escuta Especializada.

O objetivo foi orientar sobre o procedimento de “revelação espontânea”, cuja finalidade é que seja permitido o relato livre da criança ou adolescente, sem interrupções de qualquer natureza, a formação foi ministrada pela equipe técnica do Samca.

A formação ainda visa proporcionar ferramentas para lidar com sensibilidade e eficácia quando crianças e adolescentes compartilham suas experiências de violência de forma espontânea, e a encarregada do Samca, a psicóloga Eloá Chechi, salientou que esta qualificação é importante, pois uma escuta atenta e a abordagem cuidadosa são essenciais para garantir que esses relatos sejam acolhidos de maneira apropriada e que as medidas necessárias sejam tomadas para proteger esses jovens vulneráveis.