No decorrer da semana, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Taguaí, junto com os Agentes de Endemias (AE) e funcionários da Prefeitura intensificaram ações de orientação e eliminação do criadouro do mosquito Aedes aegypti, e para isso, criaram uma força tarefa Para prevenção da dengue. O prefeito Edinho Fundão e o coordenador Giliardi acompanharam parte dos trabalhos.
“Estamos unindo forças e recursos das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Setor de Obras e Educação para combater o mosquito da dengue em nosso município. Nossa mega ação já está em andamento, e estamos começando pelos terrenos baldios do Jardim Primavera, devido ao alto índice de casos de dengue nessa região”, frisou o prefeito.
A limpeza desses terrenos, segundo os envolvidos, é essencial para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, contribuindo diretamente para a redução dos casos da doença em nossa comunidade, pois o compromisso da Prefeitura é e setores abrangentes é estender essa iniciativa a todos os bairros de Taguaí, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.
“Juntos podemos fazer a diferença no combate à dengue! Contamos com a colaboração e apoio de toda a população para manter nossas casas e espaços públicos livres de focos do mosquito. Vamos trabalhar juntos para proteger nossa comunidade e cuidar da saúde de cada cidadão. Junte-se a nós nessa luta contra a dengue”, finalizou Giliardi Marinho, coordenador de Meio Ambiente.
A dengue é uma doença viral causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Entre seus principais sintomas, destacam-se febre, dores no corpo e manchas vermelhas. Para prevenir a doença, a Coordenadoria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância de ações de prevenção de forma incisiva. O mosquito vive cerca de 30 a 45 dias, e nesse período pode contaminar até 300 pessoas se estiver contaminado com a doença.