Jornal Sudoeste Paulista

Casos de dengue aumentam e preocupa farturenses

Na última semana, o aumento rápido do número de casos de dengue tem preocupado os farturenses, e dessa forma, no intuito de buscar soluções, a Prefeitura intensificou as ações de combate com visitações nos bairros com maior incidência de casos e palestras nas unidades de saúde.

O município notificou o 11º caso de dengue em 2024 na sexta-feira, 23, e, segundo o setor responsável, na segunda-feira, 26, todos os agentes de saúde e de endemias saíram às ruas da cidade para realizar um mutirão de visitas (casa a casa) com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e através de outra ação em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, desde terça-feira, 27, foi iniciada nebulização nos bairros que tem o maior número de notificações.

Ainda, segundo o setor de comunicação da Prefeitura, para conscientizar a população, as unidades de saúde vão aumentar o número de palestras nas salas de espera sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya, onde os munícipes aprendem sobre aspectos, sintomas e formas de prevenção.

Os setores da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária também solicitam aos munícipes que mantenham as medidas de prevenção para evitar a proliferação da dengue e, notando qualquer sintoma, deve procurar atendimento na unidade de saúde de sua referência.

Durante a semana, o setor da Saúde irá informar novas medidas para população, caso forem necessárias, conforme o Plano de Contingência contra a Dengue.

DENGUE 100 DÚVIDAS

Desde segunda-feira, 26, os cidadãos terão acesso na palma da mão a um serviço que esclarece as principais dúvidas sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. O portal “Dengue 100 Dúvidas”, lançado pelo Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz parte do conjunto de anúncios realizado pelo Comitê de Operações de Emergências (COE) do Estado de São Paulo.

O site reúne as 100 perguntas mais frequentes sobre a dengue, zika e chikungunya nos buscadores de internet. O serviço se torna um importante aliado para desmistificar fake news que circulam nas redes sociais e orientar a população sobre o combate ao mosquito. O acesso já está disponível no link www.dengue100duvidas.sp.gov.br.