Aconteceu na noite do último sábado, 17 de fevereiro, o primeiro evento em prol a reforma da Casa de Formação Teatina. Realizado nas dependências do Seminário, o evento reuniu famílias vindas de Fartura, Taguaí, Taquarituba e outras localidades da região.
A união das duas paróquias em organizar e preparar o local e toda estrutura, testemunhou que “a união a faz a força”. Em clima agradável, crianças, jovens e adultos desfrutaram de momentos fraternos, proporcionando reencontros de amigos que há tempos não se viam.
A paróquia Nossa Senhora das Dores ficou responsável pela cozinha; já a recepção e organização do salão, ficou sob responsabilidade da paróquia Nossa Senhora de Fátima; e o Porco a Paraguaia, ficou responsável o Kuty e sua equipe. Além do delicioso cardápio principal, também havia uma diversidade de doces para todos os gostos.
Brinquedos infláveis foram disponibilizados para fazerem a alegria da criançada e, além do espaço decorado e acolhedor, muitos puderam brincar ou acariciar a “dona da casa”, carinhosamente apelidada, a gatinha Catarina que deu o ar de sua graça, passando de mesa em mesa e fazendo a alegria de algumas crianças.
Os religiosos Teatinos, padres Blener Domingues (Nossa Senhora das Dores) e Carlos Eduardo Garcia Pedroso (Nossa Senhora de Fátima), passaram de mesa em mesa agradecendo a presença de todos. Também estiveram prestigiando o evento, os padres Lucas Miguel Nunes e Paulo Henrique Mazeto, também religiosos Teatinos e trabalham em Taquarituba.
SEMINÁRIO SÃO PIO X
Fundado logo após que os primeiros padres Teatinos chegaram à cidade de Fartura, sua primeira localização foi no Centro de Fartura, onde hoje se localiza o Salão Paroquial. O atual prédio do Seminário teve sua construção iniciada em meados de dos anos 1963 e, desde então, mudanças e transformações se fizeram necessárias, porém, após 60 anos de construção, o prédio nunca havia passado por uma significativa reforma.
Após o Conselho Provincial, da Província Paulo VI do Brasil se reunir e decidir que neste ano de 2024, a Casa de Formação, Seminário “São Pio X” não acolheria vocações para que se iniciasse uma reforma em todo o prédio, reforma está que se faz necessária, em virtude das 6 décadas desde sua inauguração. O Seminário desde então nunca havia passado por uma grande reforma, mas sempre por pequenas manutenções.
Hoje, a parte de hidráulica e elétrica são uma das prioridades, bem como, infiltrações e vários quartos e cômodos do mesmo, reparo no telhado e avaliações na estrutura do mesmo estão no cronograma, bem como uma pintura nova. A cozinha precisa de adequações para suprirem a necessidade e cumprirem as normas de segurança, hoje exigidas. Portanto, esta significativa reforma deve ser realizada para bem acolher os religiosos e futuros seminaristas.
Você também pode ajudar na Reforma do Seminário fazendo um PIX usando a chave: CNPJ: 47793955/0001-07 – Sociedade dos Padres Teatinos