No início do ano letivo, educadores de Timburi participaram de uma semana de formação essencial promovida pela Coordenadoria Municipal de Educação. A “Semana de Formação para os Profissionais da Educação” ocorreu na Câmara Municipal e proporcionou um valioso momento de aprendizado e reflexão para os educadores que se preparam para mais um ano letivo desafiador.
Síndrome de Burnout
A abertura da semana, no dia 22 (segunda-feira), foi marcada pela palestra do psicólogo Luiz Bosco, que abordou a Síndrome de Burnout. Este tema é de extrema relevância para os profissionais da educação, considerando as demandas emocionais e físicas enfrentadas diariamente em sala de aula. A palestra proporcionou insights sobre como identificar sinais precoces, estratégias para prevenção e ferramentas para lidar eficazmente com o estresse e a exaustão no ambiente escolar.
Comunicação e comportamento inclusivo
Na sequência, a semana de formação contou com uma palestra colaborativa ministrada pela psicóloga Maria Eduarda e pela fonoaudióloga Beatriz, representando o Centro de Apoio à Educação Inclusiva (CAIE). O foco da palestra foi a importância da comunicação no contexto escolar e como lidar com comportamentos “inadequados” de forma inclusiva.
A comunicação é uma ferramenta crucial no processo educacional, especialmente quando se lida com diversidade de alunos. Maria Eduarda e Beatriz compartilharam estratégias eficazes para promover uma comunicação mais inclusiva, que atenda às necessidades de todos os estudantes, independentemente de suas características individuais.
A abordagem do CAIE enfatizou a importância de uma educação que respeite a diversidade e promova a inclusão, destacando que a compreensão e aceitação das diferenças são essenciais para criar um ambiente escolar acolhedor e enriquecedor.
“O conteúdo proporcionou aos educadores um espaço significativo para aprender, discutir e se preparar para os desafios que a educação enfrenta atualmente, os participantes saíram mais capacitados para enfrentar os aspectos emocionais e práticos de suas funções, contribuindo assim para um ambiente escolar mais saudável e eficaz”, comentou Eduardo Gasperoni.