Em uma celebração marcada por momentos de emoção, solidariedade e esperança, o prefeito Diego Cinto e a primeira-dama Gisele Machado, também presidente do Fundo Social de Solidariedade, participaram ativamente do evento, reafirmando o compromisso do município com a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência.
O evento, sediado nas dependências da APAE, contou com a participação especial da banda “Batida que Aquece o Coração”, formada por alunos da instituição com instrumentos doados pelo Rotary Club de Cerqueira César. Diversas personalidades locais estiveram presentes, incluindo a atual presidente da entidade, Helena Regina Esteves Pelicer, Irma Takeda do Lions Clube de Cerqueira César, Carlos Eduardo Drumond presidente do Rotary Clube local, além de presidentes anteriores da APAE que contribuíram para a construção da história da instituição.
A celebração também contou com a presença da presidente da Câmara, Joice Lopes, da vereadora de Iaras, Marilucia Pereira de Souza (Tita), da secretária da Pessoa com Deficiência e Idoso, Silmara Botejara, da diretora Adriana Grilo, da secretária de Educação Neiva Brusarosco, da Dra. Virgínia Camilotti Minetto, presidente da OAB de Cerqueira César, autoridades locais, membros da comunidade, familiares, entidades, alunos e colaboradores da instituição.
O ápice do evento foi um culto ecumênico conduzido pelo Pároco do Santuário de Santa Teresinha, Pe. Tarcísio César de Oliveira, e pelo Pastor João Carlos de Moraes da Igreja do Evangelho Quadrangular, acompanhado de sua esposa, Pastora Leonice de Moraes.
O prefeito Diego Cinto destacou a importância de ações conjuntas entre o poder público e as instituições sociais para promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. Aproveitou a oportunidade para parabenizar a APAE por seus 23 anos de dedicação e trabalho em prol das pessoas com deficiência.
A história da APAE de Cerqueira César teve início em 24 de janeiro de 2001, durante a gestão do então prefeito Abel Pedro Ribeiro, em parceria com o Rotary Club de Cerqueira César. Essas entidades se sensibilizaram e abraçaram a causa da pessoa com deficiência, implantando serviços que atendiam às necessidades da comunidade na época, evitando que as pessoas buscassem atendimento na APAE de Avaré.
Atualmente, a APAE atende 152 pessoas com deficiência de todas as idades e classes sociais dos municípios de Cerqueira César (106 atendidos), Águas de Santa Bárbara (32 atendidos) e Iaras (14 atendidos). Os serviços oferecidos incluem atendimentos de saúde, educação e assistência social.
Um projeto relevante desenvolvido pela instituição é o “Núcleo de Avaliação, Diagnóstico e Atendimento”, que atende cerca de 54 crianças e adolescentes. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais como fisioterapeutas, equoterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, professores, auxiliares de sala, cuidadores sociais, educadores sociais, merendeira, auxiliar de limpeza, motorista, agente administrativo, médico neurologista e clínico geral, neuropsicóloga e psicopedagoga.
“O evento, além de celebrar o aniversário da APAE, reforçou a importância da conscientização e valorização da diversidade na sociedade. Ficou evidente que a instituição desempenha um papel vital na construção de uma comunidade mais inclusiva, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência”, compartilhou a primeira-dama.