Cerqueira César, 18 de janeiro de 2024
Um grupo de jovens que cumpre medidas socioeducativas de internação no CASA Feminino de Cerqueira César, um dos dois centros femininos da Fundação CASA na cidade, teve a oportunidade única de explorar a mostra “Chaves: A Exposição” no MIS Experience, localizado na capital paulista. Esta visita é parte integrante da agenda de férias escolares, que busca proporcionar experiências culturais enriquecedoras aos adolescentes durante esse período.
Ao todo, 31 grupos, cada um com até dez adolescentes, provenientes de diferentes centros de atendimento da Fundação CASA, terão a chance de mergulhar no universo do icônico personagem Chaves até o mês de fevereiro. A exposição, em cartaz no MIS Experience, não apenas exibe itens originais do criador das personagens, Roberto Gómez Bolaños, mas também recria de maneira fiel cenários icônicos da série que marcou gerações.
A iniciativa, inserida na programação de férias escolares dos centros socioeducativos da Fundação CASA, busca proporcionar momentos de lazer e aprendizado aos adolescentes. A educação escolar na instituição é realizada em colaboração com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo o calendário e o conteúdo programático estabelecidos. As aulas na rede pública estadual retornarão no dia 15 de fevereiro.
Este período de férias representa uma oportunidade valiosa para os jovens, autorizados pelo Poder Judiciário, de terem contato com diversos equipamentos culturais na cidade de São Paulo, enriquecendo seu repertório nas áreas das artes e das ciências.
Ao todo, 437 adolescentes em internação ou semiliberdade, distribuídos em 60 centros de atendimento da Fundação CASA em 35 municípios, participarão, até o final de fevereiro, de aproximadamente 80 visitas presenciais ou à distância a diversos equipamentos culturais paulistanos. Entre os locais incluídos estão o Instituto Moreira Salles (IMS), Itaú Cultural, MIS Europa, MIS Experience, Museu Afro Brasil, Museu Catavento, Paço das Artes e Pinacoteca do Estado.
“Essas visitações resultam de parcerias que as equipes educativas das instituições responsáveis pelos equipamentos culturais fazem anualmente com a Fundação CASA, o que proporciona o acesso dos adolescentes atendidos a bens que, na maioria das vezes, não conheceram antes de vir cumprir medida socioeducativa”, destaca o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.