Jornal Sudoeste Paulista

Itaporanguense realiza estágio na Câmara dos Deputados

Uma ótima notícia tem deixado em evidência a cidade de Itaporanga, em razão de o cidadão Patrick Cassiano Rosa haver conquistado uma das vagas no último período da graduação de Direito e participar do programa de formação para estudantes.

O programa é organizado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara, e é oferecido desde 2003, e ele explica que o aluno precisa ser indicado por um deputado federal, mas não tem vaga para todos os 513 a cada edição. “Os gabinetes que inscrevem seus alunos primeiro conseguem as vagas no semestre”.

Patrick já estagiou em três órgãos (Sindicato dos Servidores Públicos de Itaporanga, Barão de Antonina e Riversul, Cartório Eleitoral de Itaporanga e Fórum da Comarca de Itaporanga), tendo sido aprovado em diversos processos seletivos de estágio.

“O programa é bastante democrático e incentiva a participação do aluno: são as turmas que votam o tema que vão tratar nas missões, e os alunos elegem seus representantes logo no primeiro dia. A ideia do Programa Estágio-Visita é garantir uma formação intensiva em democracia, cidadania, participação política e funcionamento do poder legislativo para estudantes universitários de todo o Brasil, sendo também um intercâmbio de diferentes entidades de nível superior e uma experiência de diálogo de diferentes perspectivas sociais, acadêmicas e políticas”, destacou.

A Câmara custeia todas as despesas em Brasília, como alimentação, hospedagem e translado diário. No estágio, os estudantes participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Poder Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

Entre as atividades do Programa, em dias intensos Patrick teve a oportunidade de assistir a deliberações em comissões e votações no plenário da Câmara e do Senado; sabatinou deputados em um programa de perguntas e respostas que foi transmitido na TV Câmara; participou do programa Ocupação, da TV Câmara, onde conversou com deputados sobre Direitos Humanos.

“Saio desta experiência com novas perspectivas e conceitos aprofundados, agradeço a Deus pela oportunidade e ao deputado federal Maurício Neves, que foi quem me indicou, e também à Miderson Eduardo (assessor do deputado Maurício Neves) e Fio da Lotérica. Agradeço também ao Jornal Sudoeste Paulista pelo espaço concedido para mostrar essa experiência fantástica que vivenciei, tenho a certeza que vários estudantes aqui de nossa região poderão em breve participar desse projeto, é uma oportunidade única de formação profissional, acadêmica, política e cidadã”, finalizou.