Jornal Sudoeste Paulista

Arte Livre reúne dezenas de expositores em Cerqueira César

Realizada na Praça da Matriz, em Cerqueira César, a 12ª edição da ‘Feira de Artesanato e Gastronomia Arte Livre na Praça’ é uma iniciativa da sociedade civil e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria e Diretoria de Obras e Serviços, além do Departamento de Comunicação.

A Feira ocorreu no sábado, dia 9, e nesta edição especial de Natal, o evento contou com a participação de mais de 50 expositores de artesanato e gastronomia das cidades de Cerqueira César, Avaré, Águas de Santa Barbara, Manduri, Iaras, Piraju, Fartura, Itaporanga, Botucatu e São Manoel.

A feira teve a participação do prefeito Diego Cinto, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Gisele Cinto; o pároco do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, Padre Tarcísio César de Oliveira; a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso, Silmara Botejara; a diretora da pasta, Adriana Grillo, o secretário de Cultura e Turismo, Fábio Ribeiro e o vereador Nando Bataglini.

De acordo com o setor de Comunicação da Prefeitura, além de autoridades municipais, a tradicional feira contou com a presença também da Comissão Organizadora do evento, formada com Marici Mazza, Vera Moralli e Tainara Jerônimo, e no local, os artesãos apresentaram uma variedade de produtos, como peças de cerâmica, madeira, tecido, bijuterias, velas, bordados e pinturas. Já os expositores de gastronomia ofereceram opções de doces, salgados, bebidas e pratos típicos da região.

A Editora Filos também prestou uma singela homenagem aos familiares do saudoso artista Flávio Lanças, em razão da sua vasta contribuição no segmento cultural. A Filos realizou ainda o pré-lançamento do livro, ‘Os Inquebráveis’, de autoria dos PCDs, visando à criação da Associação dos PCDs de Cerqueira César.

Apresentações artísticas também fizeram parte da extensão de programação, que teve o grupo de dança do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), formado pela melhor idade, o grupo de dança Superação, com os PCDs por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso, danças de matriz africana, o sarau ‘Balaio de Gato’, apresentação do Coral da Apae de Cerqueira César, além da Banda Marcial local, Prof. ‘José de Arruda Campos’.

O evento contou com a presença de um público estimado em duas mil pessoas, que aproveitaram para conhecer os produtos oferecidos pelos expositores. A cada edição, a feira Arte Livre na Praça vem se consolidando na região, como uma opção de lazer, entretenimento e difusão da cultura criativa.