Jornal Sudoeste Paulista

Brasileirão termina com Palmeiras campeão e Santos rebaixado

Em uma rodada final recheada de momentos emocionantes, o Palmeiras se sagrou campeão brasileiro pela 12ª vez (ou seja, Duodeca Campeão Brasileiro), se isolando ainda mais entre os maiores vencedores da competição. O clube paulista conquistou o título pelo segundo ano seguido do torneio, algo que não acontecia desde 1972 e 1973. O empate em 1 a 1 com o Cruzeiro garantiu o título.

Os rivais direto na disputa pelo Brasileirão na última rodada, Flamengo e Atlético-MG, perderam seus jogos e acabaram perdendo posição até mesmo para o Grêmio. Líder durante mais de 30 rodadas, o Botafogo perdeu para o Internacional na última rodada por 2 a 1 e ficou até mesmo fora da classificação direta para a Libertadores de 2024.

Palmeiras é campeão 2023 – Créditos Joilson Marconne – CBF
Endrick mais uma vez foi decisivo no jogo

COMEMORAÇÃO EM FARTURA

Em Fartura, mesmo com o horário já tarde após o encerramento da partida, muitos torcedores comemoraram o 12º título de Campeão Brasileiro em vários locais, e ainda com uma animada carreata pelas ruas da cidade.

Parte da torcida do Palmeiras comemorando em Fartura

SANTOS REBAIXADO

Na luta contra o rebaixamento, a tensão também tomou conta. A briga contra a única vaga que sobrou para a disputa da Série B em 2024 ficou entre três campeões brasileiros: Vasco, Bahia e Santos.

Enquanto os dois primeiros fizeram sua parte, a equipe do litoral paulista perdeu em casa para o Fortaleza por 2 a 1, ficando na 17ª colocação e sendo rebaixada pela primeira vez na história. Torcedores queimaram carros e ônibus no entorno da Vila Belmiro em protesto.

Jogadores do Santos lamentam o resultado