Jornal Sudoeste Paulista

Fartura adere ao plano de controle das arboviroses

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Fartura está unindo esforços no combate às arboviroses ao aderir ao Plano de Mobilização Social para Ações de Controle dessas doenças no estado de São Paulo. Com a orientação da Secretaria Estadual da Saúde, a campanha visa engajar toda a população em uma ação simultânea para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa, que ocorre de 27 de novembro a 2 de dezembro destaca a importância da participação ativa da comunidade para prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente em condições climáticas favoráveis à proliferação dos mosquitos. A Coordenadoria de Saúde enfatiza a necessidade de uma força-tarefa coletiva, envolvendo sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas. A colaboração de todos é essencial para o sucesso da campanha.

RECOMENDAÇÕES

Para eliminação de criadouros, é necessário verificar e eliminar água acumulada em vasos de plantas, pratos sob os vasos e pingadeiras. Manter a caixa d’água bem fechada e realizar limpeza regularmente. Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura. Retirar objetos que acumulam água, como potes e garrafas, dos quintais.  Manter material para reciclagem em saco fechado e local coberto.

É preciso ainda fazer um check-list nas áreas interna e externa, averiguando vasos, pratos e pingadeiras com condições de acumular água. Eliminar água acumulada. Verificar vazamentos em pias que possam acumular água, devendo eliminar o vazamento e manter o ralo vedado.

Os ralos no chão devem ser também verificados, inclusive sob a pia, e tampá-los com plástico, se não forem do tipo abre e fecha, verificar acúmulo de água, limpar e manter seca a bandeja externa da geladeira. Filtros de água e outros recipientes com água devem ser observados, eliminando água acumulada e manter recipientes secos.

Nos banheiros, manter o vaso sanitário tampado ou, na falta de tampa, usar um saco de lixo, prendendo-o com fita adesiva, se estiver sem uso. Nos ralos, verificar no box, chão e sob o lavatório. Manter tampados se estiverem sem uso. Caixas de descarga: Verificar caixas de descarga, tendo cuidado especial com a tampa. Se faltar a tampa, vedar com plástico e fita adesiva.

Área de Serviço – Tanque: Verificar vazamentos que possam acumular água. Eliminar o vazamento e manter o ralo tampado com tampa própria se estiver sem uso. Ralos no chão: Verificar ralos, inclusive sob o tanque, e tampá-los com plástico, se não forem do tipo abre-fecha. Vasos de Plantas: Verificar vasos, pratos e pingadeiras, com ou em condições de acumular água. Eliminar água acumulada.

CONVITE

De acordo c om a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a população está convidada a cooperar ativamente, garantindo o sucesso da campanha e contribuindo para um ambiente mais saudável e livre de mosquitos transmissores de doenças. O engajamento de todos é fundamental nesse esforço conjunto.