No sábado, dia 11, o Camping Municipal do Redondo, em Timburi recebeu várias pessoas para uma ação ambiental de grande impacto, reunindo esforços das comunidades locais, de Bernardino de Campos e Ipaussu, para limpar o Rio Paranapanema. Sob a coordenação do prefeito Silvinho Polo e do secretário de Meio Ambiente de Timburi, Andrey Rueda.
Na ocasião, os voluntários dedicaram seu tempo para limpar as margens do rio, uma ação fundamental não apenas para a estética local, mas principalmente para a preservação do meio ambiente e o impulso do turismo sustentável. A importância dessa iniciativa é respaldada por dados que evidenciam os impactos negativos da poluição nos recursos hídricos. Segundo o relatório da Agência Nacional de Águas (ANA), rios e corpos d’água limpos são fundamentais para a saúde humana e a biodiversidade, além de desempenharem um papel essencial no desenvolvimento econômico local.
As 20 embarcações participantes, representando as cidades envolvidas, coletaram 770 quilos de resíduos, incluindo materiais recicláveis. Esta ação vai além da remoção de detritos visíveis; é um investimento no futuro da região. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a conservação de rios é diretamente proporcional ao aumento do turismo sustentável, promovendo não apenas o lazer, mas também a geração de empregos e renda local.
O prefeito Silvinho Polo, acompanhando de perto os trabalhos voluntários, ressaltou a relevância da iniciativa e frisou que “mais um ano realizamos a nossa tradicional Limpeza no Rio, e desta vez, em conversa com os voluntários, o número de materiais coletados surpreendeu a todos, mas conseguimos retirar este lixo das margens e zelar pelo Paranapanema, utilizado por nós para atividades de lazer e turísticas”, disse.
O secretário de Meio Ambiente, Andrey Rueda, alinhado com a necessidade de ações contínuas, citou a quantidade surpreendente de lixo como um indicativo para ampliar a campanha de coleta. Essa estratégia também foi respaldada pelos representantes dos municípios de Bernardino de Campos e Ipaussu. “Com o apoio da administração timburiense, queremos fazer a limpeza duas vezes no ano, possivelmente nos meses de abril e novembro de 2024”, afirmou Andrey.
A empresa Ecotim fez a separação do material para ser colocado no caminhão e depois depositou os sacos de lixos, fogão, churrasqueiras de metal, encerados e plásticos no Barracão de Materiais Recicláveis, em Timburi.
“Esta ação reflete muito o comprometimento das cidades envolvidas com a preservação do Rio Paranapanema, não apenas como um recurso natural, mas como um patrimônio vital para o desenvolvimento da região como um todo. O sucesso dessa empreitada não é apenas a limpeza física do rio, mas a semeadura de uma consciência ambiental que reverbera por toda a comunidade em cuidar da nossa casa comum”, comentou o técnico ambiental Almir Minozzi.
Fonte: Comunic