Jornal Sudoeste Paulista

Secretaria PCD promoveu Conferência Municipal em Cerqueira

Na segunda-feira, 13, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso realizou a 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência no município de Cerqueira César, um marco significativo no compromisso da gestão com a inclusão e a promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência.

O evento contou com parceria da Apae, a qual através da psicóloga Amanda Gesualdi ministrou a palestra com o tema ‘Conhecer para Incluir’ para representantes da sociedade civil, autoridades governamentais, especialistas e, principalmente, pessoas com deficiência, para discutir estratégias e políticas que visam aprimorar a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades.

A conferência teve a recepção dos participantes e a organização do evento contou com as estagiárias Etiene Fernandes, Luan Parra de Godoi, Marcela Lourenço, Yasmin Ferreira, Sandra Tani, e teve início com a apresentação do Grupo de Dança “Superação”, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso.

A seguir houve a composição da mesa com Regina de Fátima Leôncio, Diretora de Ensino de Avaré e PEC da educação especial; Jane Fernandes – diretora da Apae; Silvana Gonçalves – coordenadora do Centrinho; Arlindo Dantas – presidente do Conselho Municipal; Michele de Oliveira – vice-presidente do CMPCD e representante do grupo de familiares de autistas; Silmara Botejara – Secretária da PCDs e Idoso; Adriana Grilo – diretora da PCDs e Idoso; Amanda Gesualdi – palestrante e psicóloga.

A conferência abordou uma ampla gama de tópicos, desde acessibilidade urbana até questões de trabalho e educação. Os participantes destacaram a importância de medidas práticas, como a adaptação de espaços públicos, transporte acessível e programas de capacitação profissional.

Durante as discussões em grupo, foram identificados desafios específicos enfrentados pela comunidade de PCDs no município. Entre eles, a falta de conscientização sobre as necessidades dessas pessoas, a escassez de oportunidades de emprego inclusivas e a necessidade de implementação de políticas que garantam a acessibilidade em todos os setores.

Os planos foram apresentados pelos grupos formados por eixos, que na ocasião explanou os desafios, incluindo a criação de campanhas educativas, parcerias com empresas para fomentar a inclusão no mercado de trabalho e o desenvolvimento de um plano diretor de acessibilidade.

O que tornou a conferência ainda mais significativa foi a participação ativa dos PCDs que na oportunidade compartilharam suas experiências, desafios diários e expectativas em relação às políticas de inclusão. Após a apresentação das propostas dos eixos, os participantes elegeram os delegados que participaram da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Arlindo Dantas e Michele de Oliveira, Letícia Vertuan e Mary Lopes.

De acordo com a secretária Silmara Ribeiro Botejara, é de extrema importância ouvir as vozes da comunidade para orientar efetivamente as políticas públicas. A Conferência não apenas sinaliza um marco importante, mas também serve como um lembrete do trabalho contínuo necessário para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária para todos os seus cidadãos concluiu Silmara.

A diretora da pasta, Adriana Grillo destacou que a 1ª Conferência Municipal da Secretaria dos PCDs, representou um passo crucial na jornada rumo a uma cidade mais inclusiva e acessível para todos.

Segundo o setor de Comunicação da Prefeitura, as discussões e compromissos assumidos durante o evento fornecem uma base sólida para futuras iniciativas e refletem a crescente conscientização sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida urbana.