Jornal Sudoeste Paulista

Católicos comemoram o Dia dos Fiéis Defuntos

O dia 2 de novembro para os cristãos católicos tem um significado todo especial, pois segundo as determinações da Igreja, a data comemora os Fiéis Defuntos, ou na linguagem popular, Dia de Finados. Na região, Fartura e Taguaí, além das missas, realizaram ainda procissões até os Cemitérios Municipais. 

FARTURA 

Em Fartura, as celebrações ocorreram nas duas paróquias, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Dores e também na Capela Nossa Senhora da Rosa Mística, no Parque das Flores. 

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, após a santa Missa das 8 horas, houve a tradicional procissão até o Cemitério Municipal, onde o padre Blener Domingues abençoou o Cruzeiro e logo após foi até o jazigo onde estão sepultados os primeiros padres Teatinos vindos da Itália. 

Padre Blener, num bonito gesto, percorreu algumas das ruas do cemitério abençoando alguns túmulos, onde pôde conhecer um pouco da história daqueles que deixaram suas marcas na comunidade farturense. Como de costume em Fartura, muitos comerciantes usaram da data para oferecerem seus produtos variados aos visitantes. 

TAGUAÍ 

Em Taguaí, a missa foi celebrada pelo pároco padre Jesus Angel CR e contando com a participação de acólitos e católicos, os quais lotaram a Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, para depois, orando e louvando, seguirem em procissão até o cemitério local. 

Na ocasião, padre Jesus abençoou todos os participantes e pediu graças pelos Fiéis Defuntos, além de abençoar também as sepulturas e refletir sobre a finalidade do Dia de Finados.