Jornal Sudoeste Paulista

Moradores formam associação em bairro de Itaporanga

No domingo, dia 22 de outubro, conforme informou o colaborador de Cassiano H. S. Gigante, foi realizado no Barracão de Festas do Bairro São Sebastião, em Itaporanga, uma assembleia geral para a constituição de associação de interesse dos bairros São Sebastião de Itaporanga e Taquara Branca, de Fartura.

Nesta assembleia, que contou com a participação principalmente de trabalhadores e produtores rurais locais, ficou definido o nome da nova entidade, que será ‘Associação Intermunicipal para o Desenvolvimento Conjunto de Itaporanga e Fartura’, tendo como sigla AIDCIF, sendo ainda aprovado, dentre outros assuntos, o estatuto social, bem como eleita e empossada a primeira diretoria.

Dessa forma, a diretoria ficou formada com o presidente Jurandir Donizete de Almeida Camargo, vice-presidente Flavio Benedito Soares, secretário Aglailton de Freitas Moreira, segundo secretário Armando Pinheiro de Godoy, tesoureiro Wagner Aparecido Ramalho Martins e o segundo tesoureiro João Benedito Santos.

Também foi eleito o Conselho Fiscal, formado pelos titulares Fausto Soares, Egnaldo de Almeida e Antônio Ramos de Oliveira, além dos suplentes, Keila Neri de Oliveira, Adão Aparecido de Almeida e Edi Carlos dos Santos.

Segundo informações, o principal objetivo da recém-formada associação é a promoção do desenvolvimento econômico, social e o combate à pobreza nas áreas rurais que interligam os munícipios de Itaporanga e Fartura, valendo-se de projetos conjuntos focados na geração de trabalho e renda, aliado a preservação e conservação do meio ambiente.

Neste contesto, um dos temas debatidos ao final da assembleia foi a Balsa Ferry Boats, que interligava os municípios até pouco tempo, a qual se encontra atualmente desativada, prejudicando em muito o escoamento da produção agrícola local, que é composta em sua maior parte por produtores que trabalham em regime de economia familiar.

Diante disso, ficou consignado em ata que o primeiro ponto a ser abordado pela diretoria eleita será a referida balsa, sendo aprovado por unanimidade a elaboração de projetos, bem como a concepção de convênios ou parcerias junto ao poder público tanto de Itaporanga quanto de Fartura, para que a balsa volte a funcionar o mais breve possível, pois o desenvolvimento conjunto das áreas rurais que margeiam ambos os municípios depende em muito desse meio de transporte, o qual não pode seguir paralisado.