Jornal Sudoeste Paulista

Imlab se engaja na luta contra o câncer de mama no Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Assim, segundo a Dra. Valéria Lovison, proprietária do Imlab, a data, celebrada anualmente, e a prevenção ainda é a melhor arma para combater o câncer. No Brasil, o de mama é o mais incidente, após vem o câncer de pele não melanoma e em terceiro o de colo do útero, doença que atinge 16 mil mulheres a cada ano no Brasil.

Quando detectado precocemente, a chance de cura é de até 95%, mas para isso, toda mulher sexualmente ativa deve manter em dia seu exame periódico de Papanicolau, também conhecido como Citopatológico. Para o câncer de mama, é importante fazer a mamografia e o ultrassom das mamas.

Além disso, é possível fazer, em casa mesmo, o autoexame. Neste caso, é possível detectar o caroço quando o câncer está em um estágio mais avançado, no qual o nódulo atinge cerca de dois centímetros. Mesmo assim, é uma prática importante para possibilitar um diagnóstico o quanto antes, pois a mamografia é a melhor forma de prevenir a doença por ser capaz de identificar a presença de tumores mesmo que ainda muito pequenos. Este exame deve ser realizado frequentemente a partir dos 40 anos de idade.

Ainda existem outros tipos que acometem bastante as mulheres, como o de cólon, reto e pulmão. Sob qualquer suspeita, consulte um médico e investigue. O diagnóstico precoce salva vidas!

Ótimo aliado no combate ao câncer, o Laboratório Imlab, que na última semana realizou um evento alusivo à data entre funcionários e pacientes, conta com Unidades em cinco cidades da região: Cerqueira César, Águas de Santa Bárbara, Iaras, Manduri e Bernardino de Campos. Mais informações pelo WhatsApp (14)99764-4303. Juntos no combate ao câncer em mulheres.