Jornal Sudoeste Paulista

Exclusivo: Dupla jornada poderá afetar mandato de Nathália Geraldo

A vereadora Nathália Geraldo corre o risco de perder o seu mandato, devido a uma evidente incompatibilidade de horários entre seu mandato na Câmara de Vereadores e seu segundo cargo público como estagiária no “Espaço Amigo,” órgão da prefeitura. A parlamentar, que obteve a primeira colocação no processo seletivo para a vaga de estagiária de pedagogia, encontra-se no cerne de uma situação que levanta questões sobre sua atuação dupla e seu compromisso com ambas as posições.

De acordo com informações apuradas no setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Fartura, a vereadora deveria cumprir uma carga horária diária de 6h no projeto “Espaço Amigo,” sendo das 8h às 11h e das 13h às 16h. O valor da bolsa-estágio é de R$ 948,42 e uma carga horária total de 30h semanais.

No entanto, o que torna a situação ainda mais complexa é a descoberta de que, durante a investigação, foram identificadas pelo menos seis sessões extraordinárias onde constam que a vereadora estava presente. Essas sessões ocorreram nos horários das 13h e das 15h, horários que coincidem com seu compromisso como estagiária no “Espaço Amigo.” As datas dessas sessões são as seguintes: 28/04, 22/05, 10/07, 19/07, 05/09 e 29/09. Essas informações lançam uma nova luz sobre a situação, uma vez que, até o momento, não havia sido divulgada nenhuma justificativa ou explicação por parte da vereadora em relação a essa sobreposição de horários. O fato de seu nome constar nas atas dessas sessões como secretária do presidente da Câmara de Vereadores, João Buranello, levanta questões sobre como ela poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Para compreender melhor a situação, conversamos com Agda Aparecida Bueno, diretora do “Espaço Amigo,” ela informou na data de terça-feira 17/10/2023, que Nathália não compareceu ao trabalho naquele dia e que já não comparece no projeto há duas semanas, também nos informou que Nathália manifestou a possibilidade de se desligar da função que exerce no projeto, mas que mesmo não indo há duas semanas, ainda não havia se desligado oficialmente. Agda complementou que assumiu a direção do projeto há apenas quatro meses, mas que, desde sua chegada, a vereadora já estava no exercício da função de estagiária.

No entanto, um aspecto que tem gerado consideráveis preocupações é a falta de esclarecimentos em relação às disparidades nos horários dos seus cargos públicos, apesar dos inúmeros esforços da imprensa para obter respostas. Notavelmente, às 13h do dia 17/10/2023 durante a 14ª sessão extraordinária da câmara, que coincidiu com o horário do segundo cargo público de Nathalia, a mesma não esteve presente com os outros vereadores, para fazer a foto oficial com o novo vereador Paulo Gabriel que entrou para substituir Pitukinha.

JSP entrou em contato com a vereadora Nathália, porém até o fechamento dessa edição, ela não havia retornado para apresentar a sua versão.