Jornal Sudoeste Paulista

Família Bergamo vence na maioria das modalidades no Torneio Leiteiro

Competição tradicional em festas de peão, foi encerrado em Taguaí na noite de terça-feira, 10, o XIV Torneio Leiteiro, como parte da a 35ª Festa do Peão de Boiadeiro de Taguaí (ExpoTaguai), realizada pela Comissão Organizadora ‘Os Comandante’ no Recinto de Festas ‘Jair Carniato’, com apoio da Associação dos Produtores de Leite de Fartura e Região (Aplefar), Cooperativa Cativa e Sicredi.

O prefeito Edinho Fundão acompanhou a final e depois agradeceu a presença e participação de todos, comentou da importância do torneio e das parcerias, além de elogiar a forma como vem se desenvolvendo a competição, prometendo para o próximo ano mais novidades e diversas melhorias para incentivar a competição ainda mais.

GRANDE CAMPEÃ

No decorrer dos quatro dias de ordenha, também é premiada a vaca Grande Campeã, cujo produtor leva para casa o maior troféu e um cheque. Nessa competição, a vencedora foi a vaca Simone, que produziu 165,9 quilos de leite, do produtor João Bergamo, que aliás, a família dominou o torneio desse ano.

PREMIAÇÃO

Encerrados os discursos, começou a premiação por categorias, quando pela categoria Novilha, o campeão foi João Bergamo, com a vaca Boneca, que produziu 127 quilos de leite; o vice-campeão foi Adriano Bergamo, com a vaca Vethatha, e em terceiro ficou Leandro Simi, com o animal Pietra.

Na disputa pela categoria HPB, ou Holandesa Pura, a campeã foi Maria Tereza, com a vaca Madri, que produziu 133,8 quilos de leite; o vice-campeão foi Giovanni Liutti, com a vaca Petúnia, e a terceira colocação foi de Leandro Simi, com o animal Amada, enquanto Lucas Bergamo ficou em quarto com a vaca Pérola.

Finalizando, pela categoria Cruzada, foi campeão João Bergamo, com a vaca Simone, que produziu 165,9 quilos de leite, enquanto em segundo lugar ficou Izaias, com a vaca Riqueza. Por fim, houve ainda a disputa na Jersey, que teve somente um produtor, de Walter Liutti, com a vaca Pretinha, que produziu 83,2 quilos de leite.

No encerramento, foram agradecidos os patrocinadores, funcionários, coordenadores que sempre participam da organização de eventos como este na cidade. Encerrando definitivamente a competição, teve lugar o tradicional banho de leite nos campeões.