Jornal Sudoeste Paulista

Eleição para Conselho Tutelar acontece nesse domingo em Fartura

Em várias cidades da região acontece no domingo, 1º de outubro, a eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2028 lembrando que o voto é facultativo, porém, a ampla participação da população na escolha dos conselheiros é fundamental, na medida em que essas pessoas serão os agentes da sociedade que irão defender os direitos das crianças e dos adolescentes nos municípios.

O comparecimento é voluntário e cada munícipe poderá votar em apenas um candidato, entretanto, é preciso eleger pessoas comprometidas com a causa da infância, para garantir a boa representatividade no órgão responsável, para que os pretensos candidatos não vejam na função apenas mais uma opção de emprego e renda.

Dessa forma, Fartura se prepara para esse importante processo democrático que definirá os membros do Conselho Tutelar para o próximo mandato, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conformidade com as leis e regulamentações vigentes, convida a todos os eleitores farturenses para participarem deste momento de escolha.

A votação do processo de escolha acontecerá das 8 às 17 horas, na Escola Municipal ‘João Batista de Oliveira’ (Grupinho), na Rua Belgrave Teixeira de Carvalho, 150, Vila Nova. Para garantir sua participação no processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, os cidadãos devem ser maiores de dezesseis anos, estar inscrito como eleitor no município de Fartura, ter realizado a transferência do título de eleitor até 30 de junho de 2023.

O voto é facultativo, ou seja, a participação na eleição é uma escolha pessoal do eleitor, mas para exercer o voto, é necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, como RG, CNH, CTPS, entre outros, juntamente com o Título de Eleitor ou e-título. Cada eleitor terá o direito de votar em apenas um candidato. A votação por procuração não será aceita.