Jornal Sudoeste Paulista

Vereador Bruno Guazelli e prefeito Luciano Filé debatem sobre orçamento e IPTU

O vereador Bruno expôs seu ponto de vista sobre a questão

Na quarta-feira, 13, o Jornal Sudoeste Paulista realizou uma entrevista exclusiva com o Prefeito Luciano Filé e o vereador Bruno Guazelli, abordando temas cruciais que afetam diretamente a administração municipal e a população de Fartura.

O cerne da discussão girou em torno de uma recente cobrança administrativa feita pelo vereador Bruno, relacionada a um orçamento pleiteado ao deputado Marcos Ribeiro, no valor de R$ 384 mil. Bruno expôs a questão afirmando que o valor não havia chegado aos cofres públicos devido a uma falha no setor de Convênios, e apresentou um trecho de sua conversa com a assessoria de Brasília, do deputado Marcos Ribeiro.

Para fornecer uma visão completa da situação, o Jornal Sudoeste Paulista também ouviu o setor de Convênios da Prefeitura e o prefeito Luciano Filé. Larissa Camargo, responsável pelo setor declarou que “com toda certeza, houve um equívoco por parte do vereador Bruno, pois eu mesma preenchi esses dados no setor de Convênios e posso gerar os PDFs para a imprensa poder acalmar aos cidadãos”, frisou.

O prefeito Filé explicou sobre o orçamento em debate

O prefeito também se pronunciou, afirmando que “faço questão de sempre admitir meus erros ou de minha equipe quando isso ocorre, mas dessa vez trata-se de uma injustiça. Preciso informar aos cidadãos que não se preocupem, pois o processo para a chegada desse valor até os cofres farturenses ainda está em trâmite, como provam os documentos gerados. No entanto, é importante destacar que esse processo pode levar cerca de dois anos para se concretizar, especialmente quando ocorrem mudanças de governo estadual e federal”.

Em resposta, o vereador Bruno destacou que considerou a fonte confiável, uma vez que se tratava da assessoria direta de Brasília, do deputado Marcos Ribeiro. “Fiquei cerca de dois meses solicitando essas informações que foram passadas para a imprensa, e até mim não chegou esses documentos, e por isso, tive que entrar em contato diretamente em Brasília. Se há veracidade nessa documentação apresentada, eu mesmo farei questão de analisá-las e apresentá-las junto ao deputado, alegando que seguimos todos os protocolos e que esse valor precisa chegar até nossa cidade”.

Bruno também expressou preocupação com a falta de transparência na utilização de verbas destinadas à cidade. “O que me deixa realmente preocupado é que os valores que chegam até a cidade nunca são informados sobre qual setor está indo. Muitas vezes, não consigo chegar até o cidadão e explicar para ele sobre a destinação de verbas. Eu como vereador, luto constantemente para trazer recursos à cidade e quero saber se esse valor já chegou e como está sendo utilizado. Não consigo ter acesso a essas informações diretamente da fonte”.

AUMENTO DO IPTU

Na entrevista com o vereador Bruno, foi revelado que na próxima segunda-feira, 18, a Câmara de Vereadores passará por votação sobre o aumento do IPTU. Bruno alertou a população sobre a proposta, que prevê um aumento de 100% em relação ao valor atual. “Será um aumento exponencial, e é importante que a população se apresente e dê sua opinião”, frisou.

Ao consultar os cidadãos na rua sobre a situação atual da “crise orçamentária,” um deles expressou sua preocupação com a falta de foco nas questões atuais. “Eu, como cidadão, acredito que esse tema é uma cortina de fumaça para nos manter enredados em assuntos já passados. Saber que o aumento do IPTU está quase sendo votado sem alarde por parte do prefeito e vereadores é preocupante para a população. Demagogia não faz política de verdade”, frisou um cidadão.