Jornal Sudoeste Paulista

Taguaienses participam do lançamento da nova Tabela SUS Paulista

O governo de São Paulo anunciou na segunda-feira, 28, a nova Tabela SUS Paulista, para reduzir filas da saúde, um modelo inovador de remuneração que vai beneficiar Santas Casas e hospitais filantrópicos e autárquicos em todas as regiões do estado. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi anunciada durante evento de comemoração de 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

Na oportunidade, o prefeito de Taguaí, Edinho Fundão e o presidente da Santa Casa de Misericórdia, José Guilherme (Zé Loko) estiveram representando a entidade e aproveitaram para entender melhor om programa que propiciará muitos benefícios para o município.

A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes reuniu a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, secretários de Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, André do Prado, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, parlamentares, autoridades municipais e gestores de Saúde.

Mediante essa tabela, o Governo de São Paulo vai complementar o valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares, e as unidades vão receber até cinco vezes a tabela nacional do SUS. “Tenho certeza que vamos fazer a maior revolução de saúde de São Paulo dos últimos anos. Nós vamos fazer a diferença e salvar vidas de quem está na ponta, de quem está esperando uma cirurgia eletiva, um tratamento ortopédico ou operações que, muitas vezes, não são feitas por causa dos valores de remuneração. Nós vamos equacionar este problema”, afirmou.

Essa medida tenta reduzir filas de espera por procedimentos no sistema público, porém, o texto ainda será enviado à Assembleia Legislativa para que entre em vigor no orçamento de 2024. A Tabela SUS Paulista irá complementar com recursos próprios, do tesouro estadual, a tabela SUS em todos os procedimentos hospitalares. “Nenhum procedimento ficará sem reajuste, que poderá chegar a 400%, ou seja, cinco vezes o valor atual”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, durante coletiva de imprensa no início da tarde.

Para mais informações: https://www.saopaulo.sp.gov.br/…/governo-de-sp-anuncia…/