Jornal Sudoeste Paulista

Programa ‘Todas in-Rede’ é lançado oficialmente em Fartura

Durante a 2ª Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Fartura recebeu na quarta-feira, 23, a visita ilustre do secretário de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que participou do lançamento do programa ‘Todas in-Rede’, um projeto incrível que oferece cursos online gratuitos para mulheres com deficiência.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, esses cursos abrangem temas cruciais como empoderamento e liderança feminina. O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve como objetivo destacar a importância da inclusão das mulheres com deficiência e promover a conscientização sobre seus direitos.

O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito de Fartura, Luciano Filé, a primeira-dama Débora Duarte, o presidente da Câmara e representantes de organizações assistenciais João Buranello, o presidente da Apae, José Benedito, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Juliano Damásio, além de participação de representantes de outras cidades e líderes religiosos.

Luciano Filé expressou seu compromisso com a inclusão e agradeceu ao secretário de Estado, Marcos da Costa, por compartilhar seu conhecimento na área de acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Maria Cláudia Teixeira de Carvalho foi a intérprete de libras da solenidade.

O programa ‘Todas in-Rede’, coordenado por Caroline Reis, visa promover a independência e a autonomia das mulheres com deficiência, oferecendo cursos gratuitos em diversas áreas. Fartura é pioneira na região de Itapeva ao aderir a esse programa, beneficiando mais de 1,3 mil pessoas com deficiência, sendo 54% mulheres. Além disso, o programa inclui a capacitação de profissionais para atender mulheres com deficiência vítimas de violência, com a valiosa parceria da Coordenadoria de Direitos da Mulher.

“O propósito da Secretaria é dar notoriedade aos programas para que eles tenham maior inserção em todas as regiões do estado de São Paulo, e o ‘Todas in-Rede’ é uma iniciativa essencial para as mulheres com deficiência. A violência contra a mulher infelizmente ainda é uma realidade e, com os cursos, as mulheres aprendem sobre direitos que, muitas vezes, não sabiam da existência”, destacou o secretário Marcos da Costa.

Desenvolvido em 2020, o ‘Todas in-Rede’ visa promover a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

“O programa é muito importante para as mulheres com deficiência. Agradeço à municipalidade por ter abraçado a causa. A iniciativa vai propiciar às mulheres com deficiência e seus familiares uma oportunidade de aprender e compreender a importância de elas serem independentes,” apontou a coordenadora do programa, Caroline Reis.